ESPECIAL DE 1 ANO DO BONDINHO DE UBAJARA LOCALIZADO DENTRO DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA; CULTURA; TURISMO; LAZER; UBAJARA; SERRA; FOTOS© TATIANA FORTES/ GOV DO CEARA

Ícone do turismo na Serra da Ibiapaba, o Bondinho de Ubajara espera receber, durante o feriadão da Semana Santa, um fluxo 25% maior de usuários, na comparação com outros feriadões. Para atender a demanda de público aguardada, o equipamento do Governo do Ceará, administrado pela Secretaria do Turismo (Setur), vai ampliar o horário de funcionamento.

Sexta-feira (29) e sábado (30), o teleférico vai funcionar uma hora a mais, iniciando suas operações às 8h30 e finalizando 15h30. O percurso, que leva em torno de quatro minutos em cada trecho, é realizado de forma gratuita. Nele, os usuários podem desfrutar de uma vista panorâmica das belezas naturais do Parque Nacional (Parna) de Ubajara, nono parque mais visitado do país em 2023, de acordo com o ranking divulgado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“O equipamento transporta uma média de 400 pessoas todos os sábados e domingos. Nossa expectativa, baseada em dados de monitoramento do fluxo turístico na região, é registrar um crescimento de 25% no número de usuários, principalmente na sexta e sábado”, avalia a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.

A estrutura é formada por duas cabines e realiza um percurso de ida e volta de 550 metros. O equipamento é suspenso por cabos de aço que ligam a estação do Monte e a do Vale, onde fica a entrada da mais famosa gruta de Ubajara. Em fevereiro, o teleférico alcançou a marca de 160 mil usuários transportados desde a sua reinauguração, tornando-se responsável por aumentar, em cerca de 50%, a quantidade de visitantes onde está localizado.

(*)com informação do Governo do Estado do Ceará