Uma pesquisa do Instituto Datafolha revela que, após um ano e três meses do início da atual legislatura, o Congresso Nacional registra a melhor avaliação desde 2003. Os números do levantamento estão sobre a mesa dos líderes de partidos e dirigentes da Câmara e do Senado.

Os dados da pesquisa mostram que o trabalho dos atuais deputados e senadores é considerado “ótimo ou bom” por 22% dos entrevistados, enquanto 23% avaliam como “ruim ou péssimo”, e 53% o enxergam como regular.

ANÁLISE NO JORNAL ALERTA GERAL

De acordo com o levantamento, o melhor índice de avaliação dos parlamentares é registrado entre os apoiadores do governo Lula, com 36%.

O repórter Sátiro Sales dá mais detalhes sobre a pesquisa do Instituto Datafolha, enquanto o jornalista Beto Almeida, em seu comentário no Jornal Alerta Geral, destaca os pontos que podem ter contribuído para o pequeno avanço na avaliação positiva do Legislativo.

O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pela Internet e pelas emissoras de rádio que integram o Sistema Ceará Agora de Comunicação e a Rede SomzoomSat.

PERFIL DA PESQUISA

As maiores reprovações ficam para os mais instruídos e a classe média brasileira (quem ganha 5 a 10 salários mínimos), com 31% e 33%, respectivamente. O Instituto Datafolha ouviu, entre os dias 19 e 20 de março, 2.002 pessoas de 147 cidades do Brasil. A pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos para mais ou menos.

Ao ler os números da pesquisa, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, disse que as Casas Legislativas têm “histórico de serviços prestados”, e são entregas “relevantes e concretas, dentro daquilo que verdadeiramente interessa ao Brasil”.

Segundo Pacheco, a sociedade percebe esse trabalho, e destaca as reformas entregues nos últimos anos, como a da Previdência, Trabalhista e Tributária.