Infelizmente, ainda é comum ver no noticiário a apreensão de animais silvestres em cativeiro por todo o Ceará. Por outro lado, denúncias e suspeitas desses crimes resultam em ações do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que podem atuar de forma distinta ou em conjunto.

O trabalho realizado pelas equipes é completo: os animais passam por triagem e são devidamente devolvidos à natureza, sendo que a soltura acontece no próprio Estado ou em outro ecossistema. Se necessário, passam por consulta e recebem tratamento adequado antes de retornarem ao seu habitat. 

De acordo com informações do BPMA, a Polícia Militar (PMCE) atuou no resgate de 4.020 animais no ano de 2023, 34% a mais quando comparado ao ano de 2022. Soma-se a esse número os dados da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), que aponta outros 1.033 animais silvestres que puderam retornar à natureza, graças aos esforços das equipes, das denúncias, apreensões e flagrantes. Desse montante, 889 (86,06%) eram aves, 109 (10,55%) eram répteis e 35 (3,38) mamíferos. O crime ambiental envolve a caça, maus-tratos, cativeiro e o tráfico desses animais, e pode ser punido com multas e detenção.

Mas esse tipo de crime ainda acontece porque existe um mercado consumidor disposto a realizar a compra, mesmo sendo ilegal, a fim de ter o animal que admira em casa. Não é crime ter um pet, mas são bichinhos específicos que podem ser domesticados. Animais silvestres ou exóticos, obviamente, não entram nessa lista extensa, que inclui marreco, tatu, tamanduá, jiboia, galo de campina, azulão, urubu, iguana, gambás-de-orelha-branca (mais conhecidos como cassacos), entre outros.

Se você ama ter bichinhos por perto, em vez de adquirir um animal sem a devida licença, escolha ações mais assertivas, como a adotar e criar os pets disponibilizados por ONGs, se voluntariar para ajudar na reabilitação dos bichinhos nesses locais, atuar como cidadão responsável, com meio de denúncias anônimas ou visitar santuários. 

A forma mais adequada de tentar a sorte é nos melhores sites de apostas disponíveis, e não nesse tipo de comércio que não traz benefício nenhum à natureza, ao próprio comerciante e, principalmente, ao animal.  

Denúncias

Para os casos de crimes ambientais, a Semace criou o Disque Natureza. As denúncias podem ser feitas de forma anônima via aplicativo Semace Mobile (disponível apenas para dispositivos Android), pelo portal semace.ce.gov.br, clicando na opção “Denúncia Ambiental”, via telefone, no 0800 275 2233, ou por e-mail: [email protected].