A sensação de insegurança nas ruas durante a noite cresceu entre os brasileiros, segundo a nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (28). Foi um aumento de cinco pontos percentuais em comparação com a edição anterior da pesquisa, feita em setembro de 2023.

Quase 40% dos entrevistados pelo instituto afirmaram se sentir “muito inseguros”. Os que se sentem “um pouco inseguros” são 26%, seguidos pelos “mais ou menos seguros”, com 21% e pelos “muito seguros”, 14%. O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 aos entre os dias 19 e 20 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

As mulheres se sentem mais inseguras que os homens. Apenas 12% disseram se sentir “muito seguras” ante a 17% dos homens. Entre eles, 33% se sentem “muito inseguros”, as mulheres são 45%. A região Sudeste é a que tem maior percentual de entrevistados que se sentem “muito inseguros”, são 45%. O contraste fica com a região Sul do país, que registrou 32% neste caso.