O Ministério Público do Ceará, por meio da Comarca de Russas, entrou com duas ações civis públicas contra as empresas Kad Serviços e Locação de Veículos Ltda e Art Serviços e Locações Ltda, responsáveis pelo transporte de alunos de escolas públicas no município de Russas. A partir de vistorias realizadas pelo Detran ficou constatado que nenhum dos veículos atende aos requisitos mínimos para prestar o serviço de forma segura e confortável aos alunos.

Além disso, foi determinado que a Prefeitura se abstenha de utilizar veículos para transporte escolar em desacordo com a legislação de trânsito. Agora, o município tem até 30 dias para apresentar laudo de vistoria e adequação dos veículos para a prestação do serviço. Caso a determinação seja descumprida, será aplicada uma multa diária de R$ 1.000,00.

Na última segunda-feira (2), os alunos tiveram que saltar do veículo, em movimento, ao perceberem que o ônibus estava sem freio. Uma aluna ficou levemente ferida. Os estudantes denunciaram que os ônibus que fazem o traslado até a escola, estão em péssimas condições, e que, diariamente, correm riscos, como relata um dos discentes do Colégio Estadual Governador Flávio Marcilio, Paulo Vitor.

DEPOIMENTO PAULO VITOR

No histórico de problemas no transporte escolar de Russas, vale relembrar que, em julho, o Ministério Público do Ceará desmontou um esquema de fraude na licitação dos veículos que transportavam universitários da cidade.

O correspondente Cid Ferreira, trouxe, nesta quinta-feira (5), mais informações no Jornal Alerta Geral (Expresso FM 104,3 Fortaleza e Região Metropolitana e mais 20 emissoras no Interior do Ceará). Confira!

CID FERREIRA 

O assunto ganhou destaque, também, no BATE-PAPO POLÍTICO, desta quinta-feira, com os jornalistas Beto Almeida e Luzenor de Oliveira.

BATE PAPO 05.10