Os níveis de alfabetização continuam em crescimento no Estado do Ceará. Segundo análise de desempenho realizada pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) em 2016, 86% dos alunos da rede estadual de ensino finalizaram o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados. Os dados atualizados foram apresentados na manhã desta terça-feira (14), no Palácio da Abolição, pelo governador Camilo Santana e pelo secretário da Educação, Idilvan Alencar.

O Space aponta que, no ano passado, 74% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental registraram nível desejável de alfabetização. Em 2007, ano de início das atividades do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), 30% dos alunos estavam neste padrão de desempenho. A apresentação do Governo do Ceará também enfatizou que houve redução gradativa nos padrões de crianças não alfabetizadas no Estado, visto que, em 2016, 0,9% dos estudantes estiveram no padrão de não alfabetizado, enquanto em 2007 o registro era de 32,8%.

Para concretização da análise, o sistema da Secretaria da Educação (Seduc) do Ceará avaliou 99,2% das crianças que se encontram no nível do Ensino Fundamental. No ano passado, o Governo do Ceará investiu R$ 6 milhões para a realização do censo. O Ceará manteve uma avaliação positiva em todos os municípios nesta etapa da educação básica pelo segundo ano seguido.

Durante o lançamento, também foram apresentados os dados relativos ao 5º e ao 9º ano do Ensino Fundamental, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O  desempenho dos jovens do 5º ano apresentou os seguintes resultados: em Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para 39%, enquanto, em 2008, o percentual era de 6,8%; em Matemática, ficou em 28,1%, diferente dos 3,6% apresentados em 2008.

Para o governador Camilo Santana, o trabalho na área da Educação feito no Estado do Ceará é fruto de uma série de investimentos, incentivos e compromissos traçados junto a educadores, professores e alunos de todos os municípios cearenses. “Esse trabalho educacional é de permanente pactuação por avanços e melhorias, dialogados entre os estados e municípios. Educação é uma coisa de médio a longo prazo para alcançarmos os resultados. Mas precisa ser uma política continuada, séria, pactuada, e isso o Ceará tem mostrado ao longo desses 10 anos, a partir do momento que criou o Paic aqui no Estado”, destacou.

Já o secretário da Educação, Idilvan Alencar, celebrou a relevância deste trabalho para motivar e analisar a melhor maneira de se avançar. “Isso é muito importante para os educadores, para as escolas e professores a divulgação desses resultados. Faz diferença no planejamento. Para nossa alegria, mais uma vez o Estado do Ceará registra resultados positivos de crescimento. Sabemos que crescer e manter o crescimento é difícil, então é algo que mostramos com orgulho pelo empenho de todos que participam deste processo. O sucesso do Paic tem sido fundamental para melhorarmos ano a ano o quadro da rede estadual de ensino”, disse o secretário.

Mais Paic

No final de 2015, Camilo Santana lançou o Mais Paic – Programa de Aprendizagem na Idade Certa. Essa medida teve como finalidade ampliar o trabalho de cooperação já existente com os 184 municípios, que além da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do EF, passou a atender também do 6º o 9º ano do EF nas escolas públicas cearenses.

O Ensino Fundamental II, que inclui as crianças do 6º ao 9º ano, teve seu acompanhamento pelo Spaece, a partir de 2012. Naquele ano, o percentual de alunos no nível adequado em Língua Portuguesa era de 8,6%, subindo, em 2016, para 15%. Já em Matemática, o percentual de alunos no nível adequado passou de 3,9%, em 2012, para 7%, em 2016. As estratégias para alcançar a melhoria neste nível de ensino incluem o acompanhamento das escolas, a formação de professores e a utilização de material didático. O levantamento aponta que cerca de 310 mil alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de mais de 4.500 escolas públicas participaram da avaliação.

Ensino Médio e Escolas Regulares em Tempo Integral

Ao comentar os dados do Spaece, o governador Camilo Santana pediu ênfase no trabalho realizado com os alunos que chegam ao Ensino Médio. O chefe do Executivo lembrou de ações como o programa #ChegueiEnsinoMédio, feito na proposta de dar as boas-vindas e preparar alunos de todos os municípios do Estado que saem do Ensino Fundamental para o Médio. Camilo Santana lembrou que há dez anos o índice de abandono dos alunos na rede pública era de 21%, e que esse número já foi reduzido para 10,6%, graças aos esforços de todos envolvidos na Educação do Estado do Ceará.

O governador analisou ainda que os avanços através da implantação das escolas de tempo integral pelo Estado serão de grande importância para a garantia de mais jovens concluindo o Ensino Médio. “A gente tem feito um esforço no sentido de também avançarmos significativamente no Ensino Médio, principalmente na Escola de Tempo Integral. Iniciamos as primeiras escolas em 2015, 26 escolas regulares, e este ano são mais 45, passando para 71 escolas. Somadas às 116 escolas profissionalizantes em tempo integral, a cada quatro escolas da rede estadual, uma será em tempo integral. O sonho é chegar, até o final do governo, trabalhando muito com criatividade e parceria, com a metade das escolas estaduais de Ensino Médio no Estado em tempo integral. Não tenho dúvidas de que isso é mais oportunidade para os nossos jovens e medida importante na prevenção contra a violência, gerando oportunidade de futuro para toda essa moçada no Ceará”, expôs.

Programa

Em 2007, o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) iniciou suas atividades com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. A partir de 2011, para expandir essas ações ao 3º, 4º e 5º anos, foi lançado o Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5). Em dezembro de 2015, o governador Camilo Santana lançou o Mais Paic – Programa de Aprendizagem na Idade Certa, que além da Educação Infantil e do 1º ao 5° ano, passou a atender também do 6° o 9° ano nas escolas públicas cearenses.

“A pactuação através do Paic permitiu que o Ceará tivesse, de 2007 a 2016, um crescimento e chegando ao indicador desejável. Isso sem deixar de manter os indicadores permanentemente em crescimento. O resultado em 2016 é que tivemos um crescimento desejável acima de 150 na proficiência média e nós alcançamos 185,6 em 2016 no Spaece Alfa na alfabetização do Estado do Ceará. Portanto, um dado muito positivo fruto da pactuação e da parceria de educadores, alunos e professores do Estado do Ceará”, explicou o governador.

Spaece – Escalas

Em 2007, ano de implantação do Paic, a média de proficiência alcançada no 2º ano do Ensino Fundamental foi de 119,1 pontos, o que corresponde ao padrão intermediário. Em 2016, alcançou 185,6 pontos, o que demonstra uma evolução para o padrão suficiente, ou seja, melhor nível da escala.

Prêmio Escola Nota Dez

Com o objetivo de reconhecer o esforço em prol da alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade e a continuidade desse trabalho nas séries seguintes, existe o Prêmio Escola Nota Dez. Instituída pelo Governo do Ceará, a premiação está em sua nona edição.

Com informação da A.I