Camilo diz que 21 presos já foram transferidos após ataques

O governador Camilo Santana afirmou na manhã desta quarta-feira, 9, que 21 presos de facções criminosas já foram transferidos para presídios federais. Em entrevista à GloboNews, o Governador reforçou que medidas contra a entrada de celulares nas unidades prisionais serão endurecidas.

Segundo ele, os ataques criminosos são uma reação a uma “ação forte que o governo está realizando dentro do sistema prisional” e o governo não vai recuar. “Vamos endurecer ações dentro do sistema e fora do sistema.

Até o último levantamento divulgado, 185 criminosos foram capturados por envolvimento nos atos registrados nos últimos dia (156 são maiores e 29 adolescentes). Nessa terça-feira, 8, o governador Camilo Santana havia afirmado que 168 criminosos já estavam detidos, até então. Com isso, são 17 autuações em menos de 24 horas.

Sobre a política de segurança dentro dos presídios, o Governador afirmou que o maior rigor no sistema penitenciário faz parte de um plano trabalhado em três eixos iniciado há 2 anos, após uma crise no sistema penitenciário.

Dobrei o número de agentes penitenciários, e agora no fim do ano tomei a decisão de que era uma área que precisava de uma intervenção mais forte do Estado. A verdade é que temos leis muito frouxas hoje no Brasil. Infelizmente, a polícia prende o bandido, mas ele continua a comandar o crime de dentro do presídio. O que eu estou fazendo é cumprir a lei dentro dos presídios“.

A entrevista completa pode ser conferida aqui!

Resposta do Governo

Além dos crimes contra veículos e prédios públicos, foram realizadas 14 atuações por coações a comerciantes, (11 maiores e três menores). Equipes de diversas unidades da Polícia Civil permanecem em diligências, mas as investigações estão concentradas na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Na manhã dessa terça-feira, 8, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas – Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense e Academia Estadual de Segurança Pública – se reuniram com instituições do âmbito estadual e federal para acompanhar as ações estratégicas em todo o Estado.

Na manhã de terça-feira, 8, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas se reuniram com instituições do âmbito estadual e federal para acompanhar as ações estratégicas em todo o Estado/Foto: Reprodução

Terça-feira

A criminalidade que atinge a Grande Fortaleza e Interior do Estado continuou, nesta terça-feira, 8. Foram, pelo menos, quatro ônibus incendiados durante a madrugada, na Grande Fortaleza. Dois dos ataques ocorreram contra coletivos das linhas de transporte em bairros de Messejana, em Fortaleza.

Foi o sexto dia consecutivo de ataques a prédios, coletivos e veículos, públicos e privados. No município de Aracati, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), criminosos atearam fogo em um ônibus da prefeitura, que estava estacionado na rodoviária da cidade. Também foi registrado incêndio em um micro-ônibus que transportava passageiros em Maranguape, também na RMF.

No Conjunto São Cristóvão, no Jangurussu, em Fortaleza, um veículo de uma autoescola foi queimado com dois ocupantes dentro. Ambos ficaram feridos, mas sem risco de morte.

Eusébio

Na noite da última segunda-feira, 7, no Eusébio, criminosos atearam fogo em um depósito do Forró no Sítio, localizado no centro do Município. As informações foram confirmadas Polícia Militar (PM) da área. O incêndio aconteceu no estacionamento do local e atingiu carros próximos.

Caucaia

Por volta de 2h30 dessa terça-feira, 8, criminosos realizaram um novo atentado no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Dessa vez, a explosão foi na ponte sobre o Rio Ceará, conhecida como ponte dos Tapebas, principal via de acesso pela BR-222.

Artefato não explodido encontrado na ponte/Foto: Internet

Moradores de vários bairros do Município relatam ter ouvido a explosão. A polícia atuou rápido e, ao chegar no local, identificou explosivos e um buraco no asfalto da ponte.

Send this to a friend