Aventura e ecoturismo nas terras de Chaval

Chaval é a cidade das pedras. No Centro da cidade em um rochedo foi erguida uma gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, ponto de peregrinação. O turismo no município que junto com Barroquinha representam o último ponto de parada em solo cearense, antes do Piauí, é mais forte na aventura e no ecoturismo. Locais pouco conhecidos e inexplorados pelos turistas são os sítios paleontológicos e o leito do rio Timonha.

Um dos seus pontos mais famosos é o Porto Mosquito, de onde partem passeios para avistar o peixe-boi-marinho e onde acontece festivais de vela e pesca artesanal. Do local também saem barcos para a pesca do sururu, peixe que rende caldos e moqueca. Esses sabores locais podem ser experimentados no restaurante Mutão.

Por traz do restaurante Mutão existe uma trilha sobre os monólitos que leva a várias pinturas rupestres. Há passeios pelas pedras gigantes, como a da Baliza, a da Carnaúba e a do Pássaro, e aos petróglifos nos sítios de Oliveira e Trovoadas.

Na cidade também são famosos os quitutes da Diana Doces e Salgados e da Barraca Brisa do Mar. São atrações o artesanato da Associação Baruc, os cordéis e poesia do Poeta Tadeu Durval e de Crianças das Escolas Públicas do município.

As marisqueiras fazem a “Cata do Sururu”, e a “Pesca Artesanal de Linha” as margens do rio Timonha. Um paraíso longe do burburinho das cidades grandes em um cenário paradisíaco e encantador.

Como chegar?

Saindo de Fortaleza a rota mais rápida é pela CE-085, que dura cerca de 5 horas e 9 minutos, percorrendo um total de 408 km. Pela BR 222, são 419 km e 5h54min de viagem. E pela CE-362, passando por Canindé e Sobral são 460 km e 6h9min de percurso.

Onde ficar?

Pousada Manati

Raízes Eco Hostel

Pousada Aldeia Namoa

Pousada BGK

Pousada Carioca

Terra Patris! Atellier Pousada

Hotel Delta

Pousada Cabana

Pousada Paraíso da Barra

Vila Itaqui

Pousada Ventos Nativos

Pousada Aconchego da Serra

The Barra Grande Guesthouse & Hostel

Pousada Vento do Kite

Vilarejo Barra Grande

Onde comer?

Restaurante e Self Service Carneiro

Churascaria o Mutão

Padaria da Praça

Restaurante Da Bia

Restaurante Ponto do Baião