A disputa pelo Senado Federal no Ceará voltou a pegar fogo na semana em que se encerra o prazo para os candidatos pedirem registro de candidaturas junto a Justiça Eleitoral. Nessa segunda-feira, 13, em visita as obras do Residencial Alto da Paz, no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, ao lado do prefeito Roberto Cláudio (PDT), o presidenciável do PDT, Ciro Gomes, disse que já tem um “candidato seguro” na disputa pelo Senado – o irmão Cid Gomes (PDT) – mas que vai procurar outro nome para votar, dando a entender que não votará no senador Eunício Oliveira (MDB).

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida comentaram sobre o assunto, que foi destaque no Bate Papo Político desta terça-feira, 14, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).

A declaração de Ciro Gomes é contrária ao que disse os irmãos Cid, candidato ao Senado, e Ivo, prefeito de Sobral. Cid, em entrevista na última quarta-feira, 10, disse que recomendaria voto em Eunício “em homenagem ao governador Camilo Santana”. Já Ivo declarou que vai apoiar à reeleição do atual presidente do Congresso Nacional, justificando que Sobral foi beneficiada com verbas federais após Eunício ter assumido o cargo.

Saiba mais:
+ Em visita a obras em Fortaleza, Ciro volta a rechaçar apoio a Eunício

Vale lembrar que Eunício e Camilo mantém uma parceira administrativa desde 2016 que se tornou uma aliança política informal para as eleições deste ano – Camilo vai apoiar a reeleição de Eunício de forma informal já que o PT não se coligou com o MDB no Ceará. Eunício Oliveira não tem se pronunciado sobre a falta de apoio de Ciro. Ainda assim, quando foi oficializado candidato ao Senado, ele reafirmou aliança com Camilo, pediu apoio para Cid,mas defendeu candidatura de Lula, contra Ciro.

Apoio de Camilo

Também nessa segunda, Ciro disse que deixará Camilo livre para escolher quem vai apoiar na disputa presidencial. No Ceará, o PDT integra a base de apoio de Camilo. Na disputa presidencial, porém, tanto o PT, partido de Camilo, quanto o PDT, dos irmãos Ferreira Gomes, possuem candidato à Presidência da República. Enquanto o PT deve lançar Lula na disputa pelo Palácio do Planalto, mesmo que o ex-presidente esteja, em tese, inelegível pela Lei da Ficha Limpa, o PDT oficializou o nome do próprio Ciro como candidato a Presidente.

Para o jornalista Beto Almeida, a declaração de Ciro jogou o problema de quem apoiar no colo do governador Camilo Santana. Para o jornalista, na cabeça de Ciro, Camilo deveria apoiá-lo, devido os anos de aliança entre PDT e PT no Ceará. Uma prova disso, para Beto, foi o não comparecimento de Ciro a convenção estadual do PT e PDT, no último dia 5 de agosto.

Confira o que disse Ciro sobre quem Camilo deve apoiar na disputa presidencial e sobre a disputa pelo Senado no Ceará:

CIRO GOMES – CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Abaixo os outros destaques do Bate Papo Político desta terça-feira:

– Metade dos candidatos ao Governo do Estado registram pedido de candidatura no TRE-CE

A um dia do fim do prazo para pedir o registro de candidaturas junto a Justiça Eleitoral, três dos seis candidatos ao Governo do Estado já entregaram os documentos ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e já podem iniciar as campanhas a partir da próxima quinta-feira. Até o momento, os candidatos do PSL, Hélio Góis, do PT, Camilo Santana, e do PSDB, general Guilherme Theophilo já entraram a documentação. Aílton Lopes, do PSOL, Mikaelton Garantino, do PCO, e Francisco Gonzaga, do PSTU têm até às 19 horas desta quarta-feira para apresentar seus pedidos de registro ao TRE-CE.

– Ceará na agenda de Alckmin

O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, deve visitar o Ceará no próximo dia 10 de setembro. No Estado, o presidenciável deve discutir seu plano de governo  com empresários locais. O Nordeste Alckmin deverá ter um atenção especial de Alckmin nas eleições deste ano, já que a região é onde o tucano enfrenta maior dificuldades para conseguir votos. A ideia do paulista é desconstruir a imagem de “paulista nato” na região.

– Cármen Lúcia defende Lei da Ficha Limpa

Às vésperas do registro de candidatura do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência nas eleições 2018, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, destacou, nessa segunda, 13, as iniciativas populares de participação na política, ressaltando a Lei da Ficha Limpa, que tornou inelegíveis cidadãos condenados na Justiça por um órgão colegiado.

Candidato do PT à Presidência da República, Lula deve ter o registro de candidatura realizado na quarta-feira, 15, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Condenado e detido na Lava Jato, contudo, o petista deve ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, já que teve a condenação confirmada em segunda instância, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

– Rosa Weber assume TSE

A ministra Rosa Weber toma posse nesta terça-feira,14, às 20h, no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão solene no plenário da Corte. Rosa Weber será a segunda mulher a presidir o TSE em mais de 70 anos de criação do tribunal. A primeira foi Cármen Lúcia, em 2012. O primeiro desafio da ministra será a organização das eleições de outubro, que serão realizadas no dia 7.

Rosa Weber, que é ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), já ocupa a vice-presidência do tribunal e vai suceder a Luiz Fux, que concluiu período máximo de dois anos no cargo. O mandato irá até agosto de 2020.

– Toffoli quer fim de feriados exclusivos ao Judiciário

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que vai assumir a presidência da Corte no próximo dia 13 de setembro, enviará ao Congresso propostas para acabar com os feriados que só existem para o Judiciário.

Pelo menos três deles devem ser extintos: o de 11 de agosto, em comemoração ao Dia da Criação dos Cursos Jurídicos no Brasil, o de 1º de novembro, Dia de Todos os Santos, e a Quarta-Feira Santa — para juízes federais, a Páscoa começa neste dia da semana e vai até domingo.

Gostou do que foi debatido no Bate Papo Político de hoje? Então clica no player abaixo e ouça as análises dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!

BATE PAPO 14.08.2018