Bate Papo destaca nível de pronunciamento de Salmito Filho e cobra qualidade dos demais parlamentares na AL

Bate Papo Político desta segunda (11) destaca pronunciamento do deputado Salmito Filho e cobra qualidade dos demais parlamentares

Diferente da maioria dos colegas parlamentares, que fazem discursos sem embasamento científico e riqueza de conhecimento, o deputado estadual Salmito Filho (PDT), em seu primeiro pronunciamento na Assembleia Legislativa, recorreu a três conceitos – o povo, o território e a cultura política cearenses – como alicerce de sua atuação parlamentar. O discurso de conteúdo e nível elevados estabeleceu, de cara, um parâmetro de sua atuação na Casa.

O conteúdo do primeiro pronunciamento do deputado ganhou destaque, nesta segunda-feira (11), no Bate Político, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 27 emissoras no Interior do Estado), entre os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, que extraíram, dentro da análise política, o que esperar de sua atuação e como a falta de falas nesse mesmo nível empobrecem a discussão dentro da Assembleia.

Segundo Salmito, com base nos conceitos expostos – povo, território e cultura política do Estado -, será possível apresentar um conjunto de ideias exequíveis, como caminho de geração de oportunidades produtivas e de direitos na relação com os demais deputados e com o governo do Estado. Assim, o deputado estabelece um parâmetro de qualidade, centrando as ações num projeto de planejamento estruturante do Estado.

Embora o discurso do parlamentar tenha ganhado destaque, a falta de plateia não passou despercebida. Apenas quatro dos 46 deputados estudais estiveram presentes no plenário. Para os jornalistas, a contribuição desses parlamentares precisa ser enriquecida com uma oposição exercendo o seu papel. Há uma necessidade urgente de melhor qualidade nos pronunciamentos de apresentação dos projetos que serão votados.

O correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto, tem mais informações para você:

O que mais rolou:

Dois cearenses: Tasso Jereissati e Mauro Filho, podem entrar no protagonismo da reforma previdenciária

Para Beto Almeida, a Câmara e o Senado estão dando maior contribuição do que o próprio governo devido a hospitalização do presidente Jair Bolsonaro. No entanto, Mauro Filho é muito ligado a Ciro Gomes, que irá apresentar uma proposta alternativa para o Governo Federal. Segundo Beto, esse relacionamento pode tornar a relação de Mauro conflituosa. O correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Silva, trás todas as informações para você:

Governo Federal quer avançar, ainda nesta semana, com campanha para convencer os brasileiros sobre reforma da previdência

Para Beto Almeida, Tasso Jereissati terá papel fundamental nesse processo. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o convidou para coordenar todos os trâmites no Senado, visando agilizar o procedimento.

Em meio ao debate da reforma da previdência, muito segurados andam temerosos e querem antecipar a aposentadoria

Para Beto Almeida, essa preocupação com a aposentadoria é justificável, mas quem está mais preocupado são os servidores públicos, que têm perspectiva de recebimento integral. No entanto, de acordo com os dados, Luzenor de Oliveira afirma que em números, a iniciativa privada registra mais pedidos de aposentadoria. Confira a matéria completa com o correspondente do Jornal Alerta Geral, Sátiro Salles:

Você pode ouvir essa e outras notícias no Bate Papo Político, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), na íntegra:

Leia a Anterior

Reforma previdenciária: Tasso e Mauro Filho são cotados para comandar comissões no Senado e na Câmara

Leia a Próxima

Análise: “não tem para onde correr, não tem para onde chorar, é multa mesmo”