Bate Papo: partidos políticos utilizam candidatas mulheres como laranjas

Destaques de hoje
+ Lava Toga
+ Camilo anuncia líder do Governo
+ Trenzinhos da alegria

Os assuntos de destaque no Bate Papo Político desta terça-feira (12), no Jornal Alerta Geral, entre os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, analisam as candidatas mulheres que servem como laranja para lavagem de dinheiro dentro de seus partidos, o arquivamento da “CPI da Toga” e a situação dos Trenzinhos, em Fortaleza.

que comentaram a tentativa do Congresso de investigar excessos por parte de membros dos tribunais superiores. Para ele, “a CPI parecia ser de uma subjetividade extrema, sem um objeto tão definido”.

Partidos políticos utilizam candidatas mulheres como laranjas

+ Com a obrigatoriedade de preencher 30% da participação feminina dentro do grupo partidário, dirigentes de partidos chegam com a prática de só colocar essas mulheres, enquanto as mesmas nem chegam a assumir, de fato, o mandato. Essas mesmas mulheres acabam servindo como ‘laranjas’ e abocanhando dinheiro público sem dar o retorno a sociedade. No Ceará, por exemplo, há uma suspeita de que o Pros teria destinado 274 mil a candidata a vereadora Débora Brito, que obteve, apenas, 47 votos. Há uma suspeita forte e a justiça precisa investigar.

Subjetividade extrema corrobora para não aceitação da “Lava Toga”

+ Com pressão e guerra de poderes, a Câmara acabou arquivando o requerimento da CPI para investigar o Judiciário, que vinha sendo chamada de “Lava Toga“. A desorganização e subjetividade extrema, sem um objeto definitivo a ser investigado, corrobora para sua não aceitação. O senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) foi um dos que retirou sua candidatura, seguido de Kátia Abreu (PDT-TO) e Eduardo Gomes (TO), o que inviabilizou a instalação da comissão.

A equipe do senador Alessandro Vieira (PPS-SE), responsável por apresentar o pedido de requerimento, ainda tenta recorrer à Mesa para ressuscitar o pedido, mas isso não deve surtir grande efeito. Na versão do proponente, outros senadores estariam dispostos a tornarem-se signatários, o que daria ânimo para a CPI ser aprovada. Segundo Vieira, a comissão iria “abrir a caixa-preta” do Judiciário e apurar suposto “ativismo judicial“.

Camilo anuncia Júlio César Filho como novo líder do Governo na AL

+ Camilo anuncia Júlio César Filho como novo líder do Governo na AL, e abre o debate sobre Luizianne na prefeitura. “Camilo é do PT, mas seu grupo político é no PDT“. Pelas redes sociais Camilo anunciou o deputado, mais conhecido como Julinho, como novo líder do Governo na Assembleia Legislativa e as vice-lideranças ficaram com a deputada Augusta Brito (PCdoB) e o deputado Walter Cavalcante (MDB).

É necessário regulamentar, sem proibição

+ Os trens infantis fazem a alegria da criançada, mas movimentam, também, uma cadeia econômica importante na Capital cearense. Após audiência pública repleta de personagens infantis sobre Transportes Recreativos de Passageiros (TRP), conhecidos como “trenzinhos da alegria”, o assunto divide opiniões e aquece o debate sobre o processo de regulamentação dessa atividade.

Leia a Anterior

Ceará tem saldo positivo na balança comercial pela primeira vez em 10 anos

Leia a Próxima

Jornal Alerta Geral: êxodo rural esvazia escolas em Tauá