CE terá nova fábrica de turbinas eólicas

A dinamarquesa Vestas,  multinacional do setor de energias renováveis, firmou acordo esta semana com o Governo do Ceará para construção de fábrica de turbinas eólicas no município de Aquiraz. A Vestas fabricará em solo cearense a turbina V150-4.2 MW™, a mais moderna do mundo, com pás de 73,7 metros de comprimento e a torre de aço mais alta do setor. O novo empreendimento deverá ser inaugurado no fim de 2019, com geração de cerca de 600 postos de trabalho diretos.

Capacidade Instalada

A Vestas atua no mercado de energia limpa do Brasil desde o ano 2000 e já possui uma unidade de produção em Aquiraz.  A empresa tem, atualmente, mais de 700 MW de capacidade instalada e mais de 545 MW em construção e acordos firmados. Produtora mundial de turbinas de energia eólica, a multinacional desenvolve, constrói, vende e realiza manutenção de aerogeradores.

Placas de Aço I

ZPE Ceará movimenta R$ 1 bilhão em placas de aço pelo sistema de  Declaração Única de Exportação (DU-E) em 2018. Trata-se da nova sistemática apresentada pelo Portal Único de Comércio Exterior, que consiste em um documento eletrônico que define o enquadramento da operação de exportação e subsidia o despacho aduaneiro de exportação.

Placas de Aço II

A DU-E compreende informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados. Como fruto dessa nova parceria, foram criadas cerca de 24 DU-Es do início de julho ao início de setembro, representando mais de 20 mil placas de aço (420 mil toneladas) nesse período, o equivalente a R$ 1 bilhão.

Operações Portuárias

Nesta quinta-feira (25), ocorre na Fiec, às 17h, reunião conjunta do Conselho Temático de Relações Internacionais (Corin) e Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra). O gerente comercial da empresa Tecer Terminais Portuários, Carlos Alberto, e o presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), Ricardo Parente participam da reunião. A entidade irá  debater providências sobre o estudo dos principais entraves portuários, entregue à SDE.

Confiança Industrial

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) marcou 54,7 pontos no mês de outubro, indicando um aumento no otimismo do empresário cearense. Essa pontuação representa um aumento de 1 ponto percentual em relação ao mês anterior, sendo esse o maior resultado registrado desde maio e o quinto mês seguido de crescimento. Entretanto, esse valor ainda está abaixo da média histórica, que é de 56,4 pontos. O resultado no Estado foi impulsionado pela Indústria da Construção, com crescimento de 5,3 pontos em relação a setembro, atingindo 57 pontos.

Send this to a friend