Chove em mais de 130 municípios e Estado segue com precipitações intensas

A previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta quarta-feira (6) reforça a tendência de chuvas em todas as macrorregiões do Estado nas próximas 48 horas.

Conforme análise das condições meteorológicas, há nuvens sobre o território do Estado associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas durante a Estação Chuvosa.

Para hoje e amanhã, a previsão é de céu nublado com precipitações em todo o Ceará. Para esta quinta, inclusive, há fortes indícios de chuva mais intensa sobre o litoral cearense.

“Entre a madrugada e ao longo da manhã, são esperadas precipitações mais significativas na faixa litorânea, como é de frequência. Porém, as áreas do interior do Estado estão sujeitas, pois o cenário está favorável”, reforça o meteorologista da Funceme Raul Fritz.

BALANÇO
Até o momento, balanço parcial indica registros de chuva em, pelo menos, 131 municípios, sendo os maiores em Várzea Alegre (80 mm), Tianguá (77.4 mm) e Iracema (67 mm).

Neste mesmo intervalo, as temperaturas mínimas do Estado aconteceram em Guaramiranga (19,7ºC) e Morada Nova (20,9°C). Já as máximas foram registradas em Jaguaribe (34,6°C) e Tauá (34,2°C). Os dados são das Estações Automáticas da Funceme e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

AÇUDES

Nas últimas 24 horas foram registrados aportes em 49 reservatórios, com recarga de 5,11 milhões de metros cúbicos. No acumulado deste ano, a recarga já chega a 89,83 milhões de metros cúbicos.

Confira a Resenha Diária da situação dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Aqui, na Sala de Imprensa, você pode conferir diariamente a Resenha Diária.

COM FUNCEME

Send this to a friend