Defesa Civil de Caucaia emite orientações à população em caso de riscos de alagamentos

Em virtude das chuvas de 102,4 milímetros, registrada na madrugada e manhã de quinta-feira (09), a Defesa Civil de Caucaia atendeu sete ocorrências. Os bairros mais atingidos foram Grilo e Arianópolis. A Defesa Civil emitiu orientações para a população que em caso de risco ou sinistro de inundação, enxurrada ou alagamento a população tenha alguns cuidados.

Inicialmente, deve-se desligar a chave geral de energia e o registro de água; manter documentos pessoais, objetos de valor, produtos de limpeza e alimentos em local protegido, longe do alcance das águas. Outro cuidado importante é com o lixo que deve ser mantido longe do alcance da água. Também é vedado deixar as crianças brincar nas águas das ruas ou mananciais, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose.

As crianças também não devem ficar trancadas em casa sozinhas. Não atravesse áreas com correnteza de água, pois poderá ser arrastado, mesmo se estiver de carro. E, caso precise passar com o veículo automotor por uma área alagada, mantenha distância do veículo à frente, avance em baixa velocidade, mantendo o motor sempre acelerado e acima do nível da água. Se o carro enguiçar, abandone o veículo.

Avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros Militar (fone 193) e ao órgão municipal de proteção e Defesa Civil de Caucaia através do contato. Retire do quintal os móveis e utensílios que possam ser carregados pelas águas; convença as pessoas que moram nas áreas de alto risco a saírem de casa durante as fortes chuvas

 

Fonte: Defesa Civil de Caucaia

Send this to a friend