Empresários cobram “porto seco” em Maracanaú

O Distrito Industrial de Maracanaú está completando 52 anos de existência em 2018 com muitos desafios para se requalificar e ampliar suas oportunidades de crescimento. Um estudo encomendado pela Associação Empresarial de Indústrias (Aedi) do DI de Maracanaú foi apresentado esta semana ao governador Camilo Santana, em reunião articulada pela deputada federal Gorete Pereira (PR). O governador autorizou a realização de estudos iniciais para a construção de um “porto seco” que interligue o Distrito Industrial aos portos do Mucuripe e Pecém. A ideia é que a construção de uma estação aduaneira vai descongestionar o tráfego de caminhões e carretas na área, eliminando um dos gargalos na infraestrutura viária do entorno.

Integração de modais

Os empresários do Distrito Industrial de Maracanaú também reivindicam a regularização de terrenos, iluminação pública, pavimentação de acessos ao Distrito Industrial e integração das estações metroviárias. Hoje, por exemplo, as três estações do Metrofor (Alto Alegre, Rachel de Queiroz e Virgílio Távora) não oferecem acesso ao polo industrial.

Escrituras

Outra questão que preocupa os empresários é a regularização dos terrenos do Distrito Industrial 3, que não têm escritura definitiva, o que as impede de colocar o patrimônio como garantia em financiamentos. O objetivo é possibilitar a lavratura da escritura definitiva em favor das empresas adquirentes da área.

Fórum da Indústria

O IFCE Pecém recebe nesta quinta-feira (2/08), o Fórum Regional da Indústria, promovido pela FIEC. O Fórum reúne acadêmicos, representantes do terceiro setor, governo e indústria com o objetivo de construir uma agenda de desenvolvimento para a região.

Retomada lenta

Em junho, o índice da evolução do nível de atividade da indústria da construção cearense marcou 46,9 pontos. Embora abaixo da linha divisória dos 50 pontos, a queda no nível de atividade foi menos intensa que a verificada no mês anterior. No Brasil, o índice registrou 46,7 pontos. Os dados fazem parte da pesquisa Sondagem Industrial da Construção, realizada FIEC.