Deu no Alerta Geral: superintendente da Conab anuncia reposição de estoque de milho no CE

A falta de milho nos armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) preocupa pequenos e médios produtores rurais do Ceará. Em entrevista aos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, no Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), a superintendente de Abastecimento Social da Conab, Ana Rita da Costa, afirmou que a estimativa é que os estoques estaduais de milho possam ser reabastecidos a partir do dia 19 de novembro.

A superintendente destaca que é esperado um estoque de 15,5 toneladas de milho, distribuídas entre 8 unidades armazenadoras por todo o Estado. Na Região dos Inhamuns, no Interior do Ceará, que possui um estoque de 200 mil ovinos e bovinos, os agropecuaristas cobram a reposição imediata dos grãos para dar continuidade a alimentação de seus animais, evitando que percam peso ou morram. A falta de grãos nos armazéns da Conab foi denunciada pelo correspondente do Jornal Alerta Geral, Alverne Lacerda, nessa quinta, 8.

Indagada pelo jornalista Luzenor de Oliveira sobre como ficará a reposição dos estoques de milho no Estado, Ana Rita disse que a movimentação para reestabelecer os postos de abastecimento da Conab em todo o País já foi iniciada. A superintendente da Conab ainda ressaltou que o que houve nos últimos meses em relação ao milho é uma consequência da espera de autorização que vem de órgãos externos a Conab. Com a nova resolução em vigor o reabastecimento será mantido normalmente.

Política de preços

Luzenor de Oliveira ainda perguntou sobre a política de preço adotada em relação ao milho, que chegava ao consumidor ao preço de R$ 33. Ana Rita explicou que a nova metodologia do Programa de Vendas Balcão (PVB) será operacionalizado dentro do preço de mercado. O novo preço do produto e a quantidade disponível para os estoques da Conab, de acordo com última resolução sobre a regulação que autoriza a venda de milho dos estoques públicos, no dia 31 de dezembro, passarão pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos, composto pelo Ministério da Agricultura, da Fazenda e da Casa Civil.

Confira no player abaixo a entrevista na íntegra com a superintendente de Abastecimento Social da Conab, Ana Rita da Costa:

ANA RITA – SUPERINTENDENTE DE ABASTECIMENTO SOCIAL DA CONAB

Send this to a friend