Ideb: Ceará é o primeiro do Nordeste e Sobral tem o melhor ensino fundamental do Brasil

O Ceará foi destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 divulgados nesta segunda-feira. O Estado ficou em primeiro na Região Nordeste e em sexto lugar no País. Já o destaque ficou com o município de Sobral, que encabeça a lista das cidades com o melhor ensino fundamental. O Estado superou, com folga, a meta pelo sexto ano consecutivo. Com média 6,1 obtida, ficou além da expectativa de 4,5 projetada pelo Governo Estadual.

Sobral, que já tem índices excelentes nos primeiros anos do Ensino Fundamental, nesta edição alcançou a primeira colocação no Pais, com a marca de 7,2 no Ideb. A média já era alta: 6,7. Nos anos iniciais, Sobral passou da marca de 8,8, em 2015, para 9,1. A média é de países desenvolvidos. O Ideb é formulado e divulgado a cada dois anos pelo Ministério da Educação.

O Ceará, ficou na sexta colocação no país e o primeiro da região Nordeste com melhor marca no Ideb referente aos anos iniciais (1º ao 5º) do ensino fundamental de 2017. O estado também superou a meta nos anos finais (6º ao 9º), mas não atingiu a marca exigida para o ensino médio. Segundo o levantamento, o Ceará superou a meta do Ideb proposta para 2017 nos cinco anos iniciais em 1,4 ponto. Foi o sexto ano consecutivo em que o estado atingiu a marca exigida pelo MEC.

COM MEC E AGÊNCIAS