Sabe como ver sua nota do Enem?

Para quem fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e está ansioso com o resultado, as notas já podem ser conferidas a partir desta sexta-feira, 18, na Página do Participante e no aplicativo oficial do Enem. Mas, para aqueles que esqueceram a senha ou não sabem o que fazer com a nota, separamos algumas dicas para facilitar a situação.

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018.

Recuperar a senha?

É necessário usar a senha criada na hora da inscrição para acessar os dados, mas, caso o participante não se lembre, basta clicar em Esqueci minha senha. O estudante deverá, então, confirmar o e-mail cadastrado no sistema para receber uma senha temporária.

Existe ainda a opção para quem esqueceu a senha e não tem acesso ao e-mail cadastrado. Estes, podem, ainda, informar novos contatos para receber a senha temporária.

Resultado de imagem para enem
Cadernos do Enem/Foto: Reprodução

O que fazer com as notas?

Os resultados têm função de fazer com que os estudantes possam concorrer à vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), à bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Sisu será o primeiro a ter inscrições abertas. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 22 a 25 de janeiro. São mais de 235,4 mil vagas, distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 22 a 25 de janeiro e, para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro.

As vagas podem ser consultadas na página do programa.

Estudantes se preparando para fazer o Enem/Foto: Reprodução

Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. Segundo informações da Agência Brasil, o Inep tem convênio com 37 instituições portuguesas. A lista está disponível na página da autarquia. Segundo o Inep, atualmente mais de 1,2 mil brasileiros usaram o Enem para ingressar nessas instituições.

Pelo menos 328.561 cearenses fizeram o exame e terão acesso aos resultados nas provas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

A nota do Enem é calculada usando a chamada teoria de resposta ao item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item. Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por ele.

Leia a Anterior

Equipe econômica envia à Casa Civil texto da MP que busca coibir fraudes na Previdência

Leia a Próxima

Ministério altera valor de auxílio-reclusão e salário-família