O cenário serrano, com direito a clima ameno e voo de parapente exibindo a bandeira do BPRaio marcou o início das atividades do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas na cidade de Pacatuba, que também passa a ser vigiada por câmeras de videomonitoramento de tecnologia de ponta. O governador Camilo Santana esteve no município na tarde dessa segunda-feira (25) no município da Região Metropolitana de Fortaleza para a entrega dos benefícios para a segurança pública.

“A nossa vinda hoje é para implementar duas ações importantes na área de segurança. O Raio é um reforço com polícia polícia altamente treinada para situações mais difíceis que podem existir, armados com o que tem de mais pesado. Não tenho medo que vai fazer uma grande diferença aqui em Pacatuba. Que Deus possa abençoar esses 37 novos policiais e que botem a bandidagem para correr. Também estamos implantando 15 câmeras em locais estratégicos, que aproximam, fazem leitura de placa de carro, têm visão noturna, auxiliando por 24 horas o trabalho da polícia”, afirmou o chefe do Executivo.

O BPRaio de Pacatuba é o 31º grupamento exclusivo para cidades do interior do Ceará. São 37 policiais formados na “Doutrina Raio” que vão atuar no policiamento ostensivo, com apoio de 16 motos e uma viatura 4×4. O investimento é de R$ 1,1 milhão.

Também é a 21ª cidade com população acima de 50 mil habitantes a contar com o sistema de videomonitoramento integrado. São 15 câmeras dispostas pela cidade – entre as com giro 360 graus, as com tecnologia para ler placas de veículos, além de uma câmera interna na sala de videomonitoramento.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, destacou o valor do trabalho da polícia e garantiu empenho no trabalho no município. “Esse efetivo vem para somar aos policiais civis e militares que já realizam o trabalho de segurança em Pacatuba. São 37 homens treinados e peço que os recebam bem. Antes de sermos policiais, somos servidores públicos e temos a função de servir à população. E para os bandidos, temos que mostrar autoridade. O policial arrisca a vida diariamente e muitas vezes é incompreendido. À toda a equipe de segurança de Pacatuba, vocês têm a minha confiança e o meu respeito”.

O vigilante José Carlos, morador da Pacatuba, assistia à solenidade acompanhado do filho Juan Carlos feliz com o reforço no policiamento. “É muito bom para todos nós da Pacatuba, pois estávamos precisando de mais segurança. Com o Raio podemos ter maior tranquilidade, ter menos medo de ser assaltado. É uma maravilha”.

Interiorização do BPRaio

O reforço do BPRaio no Interior do Estado está em sua segunda fase. A primeira fase da ampliação do batalhão especializado fora da Capital foi concluída, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior (Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús, Tauá e Canindé).

Na segunda etapa, 20 municípios do Interior com população acima de 50 mil habitantes, além de Pacajus, já contam com o policiamento ostensivo e ostensivo nas ruas: Aracati, Acaraú, Aquiraz, Beberibe, Camocim, Cascavel, Caucaia, Crato, Eusébio, Granja, Horizonte, Icó, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Quixeramobim, São Benedito e Pacajus.

A população de mais 13 municípios com população acima de 50 mil habitantes ainda terão a presença do batalhão especializado na cidade. O governador Camilo Santana anunciou uma terceira fase do projeto que prevê a presença desse policiamento especializado, dessa vez, nas cidades com população entre 30 e 50 mil moradores.

Videomonitoramento

O videomonitoramento visa focar no enfrntamento à criminalidade nos municípios com população acima de 50 mil habitantes. O projeto conta com a instalação de cerca de 700 câmeras em 38 cidades do Ceará. O investimento anual do Governo do Ceará na disposição das câmeras e operação do serviço é da ordem de R$ 20 milhões.

Os municípios contemplados são: Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Acaraú, Crato, Caucaia, Aracati, Morada Nova, Quixadá, Itapajé, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Baturité, Russas, Iguatu, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Horizonte, Pacajus, Pacatuba, Itapipoca, Sobral, Camocim, Canindé, Granja, São Benedito, Viçosa do Ceará, Tianguá, Trairi, Crateús, Acopiara, Boa Viagem, São Gonçalo do Amarante e Tauá.

 

Com informação do Governo do Estado do Ceará