Os moradores do município de Juazeiro do Norte, no Cariri, testam pela primeira vez, a partir desta terça-feira (25), o Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão. A ferramenta, que está sendo desenvolvida pela empresa Caiena Tecnologia e Design, será disponibilizada para demonstração interativa com os cidadãos que utilizam a unidade Vapt Vupt de Juazeiro do Norte.

“A demonstração tem o intuito de captar percepções, comentários e opiniões daqueles que participarem do teste, referentes às funcionalidades do Sistema de Relacionamento que já se encontram disponíveis. A proposta metodológica desse projeto envolve situar o cidadão, usuário dos serviços públicos, no centro do desenvolvimento do sistema, pois entendemos que é para atender suas necessidades que o sistema deve existir, o que torna importante tal demonstração pública”, destacou o articulador da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social, Tiago Peixoto.

Durante a demonstração, os cidadãos poderão utilizar o novo sistema para solicitar informações sobre temas como saúde, educação e gastos públicos, além de registrar manifestações nos canais de Ouvidoria do Governo. Ao final de cada acesso, será emitida uma pesquisa de satisfação que avaliará o desempenho da ferramenta. A equipe da Caiena estará no local para orientar e auxiliar os usuários durante o acesso. Para participar, não é necessário fazer pré-inscrição.

Entenda

Para auxiliar o processo de construção do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão, estão sendo realizadas demonstrações públicas pelo Estado, onde o cidadão pode utilizar o sistema durante seu processo de construção e julgar se o mesmo atende suas necessidades.

Essa é a terceira atividade que promove o acesso das pessoas ao sistema em desenvolvimento. As duas primeiras demonstrações aconteceram em Fortaleza, sendo que a primeira também aconteceu no Vapt Vupt, e a segunda no Instituto dos Cegos, onde cidadãos com deficiência visual testaram a acessibilidade do sistema.

A ideia é que com as demonstrações, a Caiena possa desenvolver um sistema eficiente, rápido e acessível. O sistema permitirá que os cidadãos de todo o Estado registrem manifestações, como reclamações, denúncias ou elogios à Ouvidoria. Outra funcionalidade integrada ao sistema será o Portal da Transparência, por meio do qual os cidadãos poderão acessar informações sobre serviços como saúde, educação e gastos públicos, por exemplo. Além desta, a ferramenta de Acesso à Informação ficará disponível para que os cidadãos possam solicitar dados que não constem no Portal da Transparência.

Com informações da CGE