O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, anunciou que vai assinar ainda nesta quarta-feira um edital abrindo concurso para 500 vagas para a Polícia Federal. De acordo com o ministro, as vagas serão distribuídas em: 150 delegados, 60 peritos criminais, 180 agentes, 80 escrivães e 30 papiloscopistas.
— Hoje estarei assinando edital que vai abrir o concurso de 500 vagas para Polícia Federal — disse Jungmann.
O ministro informou também que seu ministério perderá o caráter de “extraordinário” e passará a ser um ministério definitivo. A mudança, segundo ele, ocorrerá por meio de uma Medida Provisória (MP) que deve ser votada ainda hoje na Câmara dos Deputados.
— Ainda hoje deve estar sendo votado na Câmara Federal a Medida Provisória que torna o ministério extraordinário de Segurança Pública lei, ou seja, institucionaliza o ministério da Segurança Pública pela primeira vez na história das Constituições brasileiras — disse o ministro.
Jungmann explicou que a mudança foi apresentada por meio de uma emenda à MP retirando o nome “Extraordinário”:
— Por sugestão do relator, acatada pelo governo, o ministério terá retirado o nome Extraordinário, passando a ser portanto um ministério permanente, um ministério regular, que integrará como os demais ministérios a estrutura do governo federal — completou.
O ministério da Segurança Pública foi criado em fevereiro deste ano com o intuito de coordenar ações e integrar todos os serviços de segurança pública em todo o território nacional.
Com informações O Globo