Matrícula de novos alunos na rede estadual na Capital será de 2 a 31 de janeiro

A matrícula para novos alunos oriundos da rede privada e de outros estados começa na próxima quarta-feira, dia 2, e segue até o próximo dia 31 de janeiro, nas escolas públicas estaduais, em Fortaleza.

Para as escolas do interior, cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) dispõe de um cronograma específico.

No entanto, a maioria das unidades de ensino também dará início no próximo mês. Os pais e responsáveis devem levar a cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3×4.

A ausência de qualquer um desses documentos, no entanto, não impedirá o atendimento. É recomendável que o aluno do Ensino Médio apresente também os documentos de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O processo de matrícula é composto de três etapas. Começa com a confirmação dos alunos veteranos por parte de pais e responsáveis ou do próprio estudante sobre a sua permanência na escola.

Na segunda, acontece o remanejamento interno (direcionado aos alunos da rede estadual) e externo (para alunos da rede municipal que serão recebidos nas escolas estaduais). As duas etapas acontecem numa parceria entre as Secretarias de Educação dos Municípios e do Estado do Ceará.

A terceira etapa é destinada aos alunos novatos, em geral, oriundos da rede particular, de outro estado e estudantes que abandonaram a escola e desejam retomar os estudos.

Nesta etapa, os interessados deverão procurar a unidade de ensino mais próxima de sua residência para efetivar a matrícula. Caso o limite de vagas já tenha sido preenchido, o aluno será matriculado em outro estabelecimento de ensino da rede estadual na mesma região.

A matrícula é uma atividade que acontece na escola, marcando o início da organização do processo de ensino e aprendizagem que vai ser desenvolvido durante o ano letivo na rede pública.

O correspondente do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), Wellington Lima, tem mais informações sobre o assunto. Confira no player abaixo!

Send this to a friend