A parcela de brasileiros que apoia pelo menos uma forma de governo “não democrática” e que mostra simpatia por militares no poder é maior do que a média global, segundo um levantamento realizado pelo americano Centro de Pesquisas Pew em 38 países. Segundo a pesquisa, 23 % dos entrevistados no Brasil diz não gostar da democracia representativa e apoia ao menos uma das três formas de governo: tecnocrático, militar ou com um “líder forte”.

O Brasil antidemocrático 2

Nos 38 países, a média é de 13%, com 23% dizendo descartar formas de governo “não democráticas”. Se contabilizados os brasileiros que consideram a democracia representativa “boa”, mas também apoiam ao menos uma forma de governo “não democrática”, a parcela do país que considera válido um regime militar, tecnocrático ou autoritário sobe para 62%.

 Apoio a governo militar

O levantamento foi feito entre fevereiro e maio com 41.593 pessoas nos 38 países de cinco continentes. No Brasil, foram entrevistadas 1.008 pessoas, pessoalmente, entre março e abril, com margem de erro de 4,7 pontos percentuais. Quando a pergunta é feita especificamente sobre um governo militar, 38% dizem que a opção seria boa no Brasil, contra 55% que se opõem. Em todos os países, a média é de 24% de apoio a esse tipo de governo.

Retrato da insatisfação

Os números refletem uma insatisfação no Brasil com o sistema atual. Segundo o levantamento, 33% dos brasileiros avaliam como “ruim” a democracia representativa e só 8% a consideram “muito boa”. A rejeição é maior do que em todos os seis países africanos, os dez europeus e os seis asiáticos incluídos na pesquisa.

Pior do que a Venezuela

O Brasil também apresentou um dos mais baixos índices de confiança de que o governo federal faz “o que é certo para o país”: 2% disseram acreditar “muito” nisso, 22% afirmam acreditar em parte. Até na Venezuela os entrevistados se mostraram mais confiantes: 29% declararam confiar no governo, com 14% deles dizendo confiar muito.

Ganhadorzinho de dinheiro

Os advogados de Lula entregaram à Justiça informações sobre os bens do petista e da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu em fevereiro deste ano. Os documentos sobre o inventário de Marisa foram apresentados na semana passada e revelam que o patrimônio declarado do casal soma R$ 11,7 milhões. De acordo com a revista Época, Lula listou 20 bens, entres eles estão imóveis, carros e aplicações financeiras. Os bens mais valiosos são duas aplicações em previdência privada, que alcançam R$ 9 milhões.

Não é tudo

No entanto, os advogados afirmam que não conseguiram acesso a todas as informações de aplicações financeiras e solicitaram à Justiça extratos e posições consolidadas de contas na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil e na Bolsa de Valores. Os filhos do casal, Marcos Cláudio Lula da Silva, Fábio Luís Lula da Silva, Sandro Luís Lula da Silva e Luís Cláudio Lula da Silva, são os herdeiros.

Oremos

Camilo Santana reuniu-se com membros da Regional Nordeste 1 da CNBB, ontem, no Palácio da Abolição, para debater sobre ações e necessidades do Estado no âmbito da segurança hídrica. O evento foi marcado por sugestões a partir das dioceses de municípios cearenses e apresentação do saldo de investimentos do Governo na busca por mais alternativas de abastecimento d’água diante do quadro de seca dos últimos anos.

Oremos 2

As reuniões entre Camilo e as lideranças religiosas ocorrem semestralmente desde o início do governo, a fim de discutir temas de relevância social para os quais a igreja pode colaborar com a apresentação de projetos e demandas colhidas da população.
Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi, destacou que as reuniões foram iniciativa do próprio governador, confirmando promessa de campanha feita por todos os candidatos durante as eleições de 2014.

Pequena agroindústria

Será realizada, nesta terça-feira (17), na Assembleia, audiência pública para debater os efeitos da prolongada seca (cinco anos) com representantes do segmento das pequenas agroindústrias, que vem registrando queda na produção, perda de capital, crescimento de dívidas e dispensa de mão-de-obra.
A não inclusão das pequenas agroindústrias no programa de refinanciamento das dívidas agrícolas para a prorrogação dos débitos e a obtenção de descontos, diferentemente do que ocorreu com o segmento da agropecuária, é uma das principais reclamações do setor.

Cabide de emprego

A Promotoria de Justiça da Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Maracanaú entrou com uma ação civil pública requerendo a exoneração de servidores comissionados da Câmara dos Vereadores. Segundo consta na ação, o legislativo municipal possui, atualmente, 35 cargos efetivos e 178 comissionados, ou seja, o número de cargos em comissão chega a ser cinco vezes maior em comparação ao de efetivos.

“Amigos do rei”

Para o promotor de Justiça Ricardo Rabelo de Moraes, a situação é “inadmissível, um verdadeiro cabide de empregos direcionado aos amigos do rei, em evidente e permanente prejuízo ao interesse público. Como se não bastasse, não há lei nenhuma que descreva as atribuições dos cargos em comissão e funções de confiança”, disse.

Faz tempo

Ele destaca, ainda, que a irregularidade ocorre desde 2013, quando o Ministério Público expediu recomendação requerendo a adequação do provimento dos cargos públicos aos dispositivos constitucionais. “Contudo, quase nada mudou ao passar dos anos, permanecendo a flagrante inconstitucionalidade, em clara afronta aos princípios constitucionais”, destaca o promotor de Justiça.

Segurança pública

Será realizada hoje (17), a partir das 15 horas, no auditório do complexo universitário de Iguatu uma audiência pública para debater a segurança pública e ações para o combate à violência na região. A ideia da audiência surgiu após uma reunião que o prefeito Ednaldo Lavor tive com representantes da segurança pública no município (polícias Civil e Militar).

Referência

Este ano, o Ceará completa 20 anos na realização de transplantes cardíacos. O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é referência nas regiões Norte e Nordeste em transplantes do coração. Em comemoração, no dia 25, profissionais do Hospital de Messejana serão homenageados em sessão solene, na Assembleia. No dia 31, o cirurgião cardiovascular Juan Mejia, que participou do primeiro transplante, receberá a medalha Boticário Ferreira, na Câmara Municipal.

Tristeza virou alegria

“Quando o primeiro transplante terminou, a equipe ficou um pouco triste. Achávamos que o paciente transplantado não ia sobreviver. Durante três dias, Manoel ficou numa situação muito complicada: entubado, tomando muitas drogas. Até que ele acordou e começou a estabilizar. Ele viveu uns 10 anos depois disso. Jogava bola conosco. Todos os anos, no dia 18 de outubro, comemorávamos”, relembra Juan Mejia.