O presidente Michel Temer embarcou na manhã desta quinta-feira (15) para a Guatemala, onde participa da 26ª Cúpula Iberoamericana, que será realizada no país da América Central até esta sexta (16).

O embarque de retorno a Brasília está programado para sexta, às 19h30. Ele deve desembarcar na capital federal na madrugada de sábado (17).

Nesta quinta, Temer tem encontros com o rei da Espanha, Felipe VI, e o presidente de Andorra, Antoni Martí Petit. À noite, o chefe de Estado brasileiro irá ao jantar de abertura da cúpula oferecido pelo presidente da Guatemala, Jimmy Morales Cabrera.

A agenda de Temer prevê participação do presidente em duas sessões de chefes de Estado e governo nesta sexta-feira. No mesmo dia, ele também terá um encontro bilateral com o presidente anfitrião.

A Cúpula Iberoamericana reúne 22 países – sendo 19 das Américas do Sul e Central (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e três da península ibérica (Andorra, Espanha e Portugal).

Desde 2014, o encontro é promovido a cada dois anos. Em 2016, a cúpula foi organizada em Cartagena, na Colômbia. Em 2014, em Veracruz, no México. O tema da reunião deste ano, realizado na cidade da Guatemala, é “Uma Ibero-América próspera, inclusiva e sustentável”.

Com informação do G1