Transporte irregular: três alunos ficam feridos em acidente com pau-de-arara em Santa Quitéria

Um acidente que envolveu um caminhão transformado no conhecido transporte pau-de-arara, usado para transportar alunos na zona rural de Santa Quitéria, quase termina em tragédia na tarde desta quarta-feira (13).

O acidente aconteceu na estrada entre as localidades Nova Brasília e Saco de Belém. De acordo com testemunhas, por volta das 12h50 da tarde desta quarta-feira, quando o pau-de-arara subia a ladeira, acabou perdendo força e desceu estrada abaixo e acabou virando de lado próximo a uma barreira.

37 alunos utilizam o transporte diariamente. A maioria dos estudantes teve apenas escoriações leves, enquanto outros três tiveram que ser socorridos para o Hospital Municipal de Santa Quitéria, onde ficaram em observação por conta de dores provocadas pelo impacto, mas foram liberados no início da noite.

Além deste carro, outras rotas também utilizam o pau-de-arara como transporte escolar em Santa Quitéria, apesar de ser proibido na regulamentação do trânsito.

O Ministério Público do Ceará vem combatendo o chamado transporte irregular de alunos, afirmando que o não fornecimento de transporte escolar seguro às crianças e adolescentes nas comunidades rurais configura situação violadora de diversos princípios constitucionais, como: dignidade da pessoa humana, cidadania, eficiência, qualidade de ensino, dentre outros.

Com informações de Wanderley Moizés