Acaraú registra a maior chuva do dia

Apesar dos ventos intensos, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas

Acaraú / Foto: Reprodução

O município de Acaraú, no Litoral Norte, chegou a registrar 70 milímetros de chuvas, deixando a cidade em ‘Alerta Amarelo’. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o balanço é parcial e será atualizando durante o dia.

Ao todo, choveu em 52 municípios cearenses entre às 7 horas de sábado e manhã deste domingo. Paracuru, no Litoral de Pecém chegou a registrar 61 milímetros.

Em Acaraú, os ventos são intensos (40-60 Km/h), mas há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As recomendações são para, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

A Capital cearense também começou o domingo (14) com chuva. O posto do Pici registrou 49 milímetros. Os postos com as maiores precipitações foram:

  1. Acaraú (Posto: Acarau) : 70.0 mm
  2. Acaraú (Posto: Acarau) : 62.4 mm
  3. Paracuru (Posto: Jardim Do Meio) : 61.0 mm
  4. Amontada (Posto: Icarai De Amontada) : 52.0 mm
  5. Amontada (Posto: Barra Das Moitas) : 50.0 mm
  6. Fortaleza (Posto: Pici) : 49.0 mm
  7. Eusébio (Posto: Eusebio) : 47.0 mm
  8. Várzea Alegre (Posto: Varzea Alegre) : 46.4 mm
  9. Martinópole (Posto: Martinopole) : 43.0 mm
  10. Marco (Posto: Panacui) : 42.0 mm

Previsão

Segundo a Funceme, o cenário que havia sido indicado na sexta (12) persiste. Há nuvens sobre o litoral do Ceará devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra junto ao norte do Nordeste.

No oceano Atlântico, próximo ao litoral da Bahia, observa-se um Cavado de Altos Níveis (CAN). A variação no posicionamento desses dois sistemas meteorológicos deve contribuir para ocorrência de chuva nas macrorregiões cearenses.

A previsão para domingo é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as macrorregiões. Isto indica que a cobertura de nuvens será variada ao longo do dia e as áreas terão precipitações em mais de 50% do território, também de forma irregular ao longo do dia.

É importante destacar que, apesar de uma macrorregião apresentar condições de chuvas, nem todos os municípios terão registros.

Leia a Anterior

Bolsonaro confirma convocação de mil policiais federais

Leia a Próxima

Trechos das BRs 116 e 020 no CE têm menos acidentes com radares móveis