Agentes de saúde do Ceará terão reajuste de 23% no piso salarial

O assunto foi destaque no Jornal Alerta Geral desta terça-feira (23).

Agentes de saúde do Ceará / Foto: reprodução

Os 6.893 agentes comunitários de saúde com vínculo estadual passam a contar com um novo piso salarial, no valor de R$ 1.250,00, o que representa um aumento de 23%. O assunto ganhou destaque no Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), desta terça-feira (23), pelo médico ortopedista e professor universitário, Dr. Henrique Cesar.

Henrique destacou, também, que, na década de 1980, o Ceará apresentava um problema com relação à mortalidade infantil. A cada mil bebês nascidos vivos no estado, 110 acabavam indo a óbito. Para tentar combater a situação, o Governo decidiu investir na experiência dos agentes comunitários de saúde, criando, em 1987, a atividade.

No decorrer desses anos, pode-se constatar a eficácia dos profissionais. No tocante à morte de crianças no nascimento, o Estado registrou, em 2018, apenas 12 por cada mil nascidos. Com o passar dos anos, os agentes de saúde incorporaram diversas outras funções e foram integrados às equipes de saúde da família, na atenção primária de saúde prestada pelos municípios.

Acompanhe no player abaixo:

Leia a Anterior

Plenário pode aprovar proibição de contingenciamento de verbas para estados e municípios

Leia a Próxima

Bom exemplo: mobilização une entidades que querem limpar margens do Rio Trici, em Tauá