“Foram tantos anos de lata d’água na cabeça e que agora chegaram ao fim”, relembra emocionada Cláudia Fernandes, moradora de Umari, em Tejuçuoca. Desde a última sexta-feira (1º) ela e outras 100 famílias do distrito passaram a contar com água encanada graças ao Programa Água Para Todos, conveniado entre o Governo Federal e o Governo do Ceará através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

De acordo com Cláudia, hoje presidente da associação de moradores da localidade, a comunidade apesar de todos os entraves jamais perdeu a esperança de pôr fim à longas jornadas para buscar água. “Foram tantas idas e vindas no lombo do jumento, tantos carros-pipa, tantas histórias para contar, terras subidas em buscar dos olhos d’água até secarem. Hoje só resta nossa total gratidão ao Governo por ter ouvido há pouco mais de um ano este pedido por mais qualidade de vida até chegarmos ao momento de dizermos: enfim temos água em Umari”, comemora.

Os moradores do distrito de Tejuçuoca fizeram grande festa em frente ao Colégio Sagrada Família para acompanharem a inauguração do sistema de abastecimento ao lado do secretário De Assis Diniz, representando o governador Camilo Santana, e de diversas autoridades locais.

Para a prefeita Heloide Estevám esta obra é um marco na vida dos moradores do distrito. “Jamais nossos agricultores esquecerão desta conquista pois sabemos o quanto é importante ter água em casa e tratada”, comentou a gestora que na oportunidade fez a entrega de oficial de outros equipamentos reformados com recursos do município entre eles o calçamento das ruas de Umari.

Somente com o sistema de abastecimento foram investidos através do Programa Água Para Todos R$399.230,96.

De acordo com o secretário De Assis Diniz em todo o Ceará foram mais de R$ 228 milhões no acordo entre o executivo estadual e federal firmado no governo da presidente Dilma Rousseff para abastecimento de comunidades no interior. “Há um ano e meio identificamos a necessidade dos agricultores de Umari para que tivessem esse direito, pois água é saúde e qualidade de vida. Tomamos a decisão de trazer para estas 100 famílias o direito de se verem livres da triste imagem do sertanejo tendo que carregar água no lombo do jumento para sobreviver. Nosso governador entende que esta política tem real impacto na vida das pessoas”, explica Diniz.