Assembleia Legislativa debate a ampliação da Área de Proteção Ambiental de Baturité

A audiência pública acontece na tarde desta quarta-feira (14), às 15 horas

A ampliação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Baturité é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, na tarde desta quarta-feira (14), às 15h, no Complexo de Comissões Técnicas.

O requerimento é de autoria do deputado Renato Roseno (Psol). Conforme o parlamentar, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Baturité objetiva proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais.

Roseno justifica que o município de Palmácia vem sendo atingido pelo desmatamento e pelas queimadas para a agricultura, como também, segundo ele, pela pressão imobiliária exercida sobre as zonas de interesse ambiental, como o Açude da Comissão, no centro da cidade.

O deputado informa ainda que a APA de Baturité foi delimitada a partir do estabelecimento de uma cota alternativa de 600 metros. De acordo com ele, a cidade possuía 54% de seu território de Mata Atlântica e atualmente abriga apenas 15%.

Tal situação é evidenciada pelo fato de apenas 0,76% do território municipal estar inserido na unidade de conservação, argumenta.

Entre os convidados para a audiência pública estão o secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, e os secretários de Meio Ambiente dos municípios de Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Caridade, Redenção e Palmácia.

*(Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa)

Leia a Anterior

Câmara instala comissão para analisar aposentadoria de militares

Leia a Próxima

Mega-Sena pode pagar R$ 9 milhões nesta quarta-feira