O prefeito Roberto Cláudio assinou nesta segunda-feira (04), a ordem de serviço para a reforma do Hospital Distrital Edimilson Barros de Oliveira, o Frotinha de Messejana. A requalificação da unidade está dentro do Mais Ação, maior programa de investimentos da história de Fortaleza que prevê, até 2020, mais de 700 obras nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura, Mobilidade, Cultura, Proteção Social, Urbanização e Meio Ambiente.

Estamos começando hoje essa fase que eu diria ser a mais nobre da reforma do Frotinha de Messejana. Vamos iniciar pela emergência e, aos poucos, entrar no centro cirúrgico, com a entrega da reforma que acontece no Frotinha do Antônio Bezerra, para não termos problemas de atendimento na Rede, afirmou o Prefeito.

A obra tem investimento de R$ 2,8 milhões e começa pelo setor de urgência e emergência em Clínica Médica, cujo atendimento à população, desde o dia 1º de novembro, vem sendo direcionado para as 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais hospitais da rede pública da Capital, mantendo-se normalmente o atendimento, as cirurgias gerais e traumatológicas, e leitos de internação de retaguarda.

Após a conclusão desta primeira fase, será feita a reforma do centro cirúrgico, que foi construído em março de 1978. Com a requalificação, haverá possibilidade de ampliar sua capacidade instalada em até 50% no que se refere à Traumatologia e Cirurgia Geral.

Dentro do Programa Mais Ação, também recebem investimentos o IJF2, o novo Hospital da Criança, novo Hospital Gonzaguinha do José Walter, reformas dos Gonzaguinhas da Barra do Ceará e Messejana, e a construção de sete novos Postos de Saúde: Alameda das Palmeiras, Cidade Jardim, Cidade Nova, Miguel Arrais, Curió, Goiabeiras e Pici, este último já inaugurado em 29 de agosto.

Outros investimentos: as novas policlínicas do Siqueira, Passaré e Jóquei Clube, esta última já inaugurada em 23 de outubro; a implantação de oito novas bases descentralizadas do Samu (a primeira já entregue no último dia 30 de outubro), no Terminal da Parangaba; e a contratação de 134 médicos para o Programa Médico Fortaleza, cujos profissionais atuam na Rede de Atenção Primária por meio da pós-gradução em Medicina de Saúde da Família, realizada pela parceria da Prefeitura com a Escola de Saúde Pública do Ceará.

Confira a declaração do prefeito de Fortaleza: