Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida analisaram dentro do Bate Papo Político da edição desta terça-feira, 21, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no interior), as pesquisas de intenções de votos à Presidência da República do Ibope e do Instituto MDA.

A primeira pesquisa realizada pelo Ibope após o início oficial da campanha eleitoral analisou dois cenários: com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa e sem Lula, preso desde 7 de abril e, em tese, inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Com Lula na disputa, o petista lidera a corrida pelo Planalto com 37% das intenções de votos. O ex-presidente é seguido por Jair Bolsonaro (PSL), com 18%, Marina Silva (Rede), com 6%, Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), ambos com 5% das intenções de votos e Alvaro Dias (Podemos), com 3%. Na sequência ainda aparecem: Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo), com 1% cada – Cabo Daciolo (Avante), Vera Lúcia (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) não pontuaram. Brancos e Nulos somaram 16% e 6% dos entrevistados não sabem em quem votarão ou não responderam ao questionamento.

Em um cenário sem Lula e com Haddad assumido o posto do petista, Bolsonaro lidera a pesquisa, com 20% das intenções de voto, seguido de Marina Silva (Rede), com 12%, e Ciro Gomes (PDT), com 9%. Geraldo Alckmin (PSDB) aparece em quarto lugar, com 7%; Fernando Haddad (PT): 4%; Alvaro Dias (Podemos): 3%; Eymael (DC): 1%; Guilherme Boulos (PSOL): 1%; Henrique Meirelles (MDB): 1%; João Amoêdo (Novo): 1%; Cabo Daciolo (Avante): 1%; Vera (PSTU): 1%; João Goulart Filho (PPL): 1%. Brancos e nulos somaram 29% das intenções e 9% dos entrevistados não souberam em quem votariam ou não responderam a pergunta.

Ao todo, o Ibope ouviu 2002 eleitores em 142 municípios brasileiros, entre 17 e 19 de agosto. A margem de erro é de três percentuais. O índice de confiança da pesquisa é de 95%.

O correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Silva, trouxe um outro aspecto da pesquisa Ibope: em quem o eleitorado brasileiro não votaria de jeito nenhum. De acordo com a sondagem, Jair Bolsonaro (PSL), é rejeitado por 37% dos eleitores, seguido de Lula (30%), Geraldo Alckmin (25%), Marina Silva (23%), Ciro Gomes (21%), Haddad (16%), Meirelles (13%), Cabo Daciolo (12%), Guilherme Boulos (11%), Eymael (11%), Alvaro Dias (11%), João Amoêdo (11%), João Goulart Filho (10%) e Vera Lúcia (11%). 2% dos entrevistados disseram que poderiam votar em todos os candidatos e 9% não souberam ou não quiseram responder a pesquisa.

CARLOS SILVA – PESQUISA IBOPE

O jornalista Beto Almeida destacou também o potencial de transferência de votos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um possível substituto de seu nome na corrida presidencial. De acordo com o Ibope, 60% dos eleitores disseram que não votariam em Fernando Haddad, provável substituto do ex-presidente, de jeito nenhum. Apenas 13% dos eleitores admitiram votar em Haddad, caso ele seja indicado por Lula e outros 14% disseram que poderiam votar no ex-prefeito de São Paulo.

Para Beto, isso prova que o eleitorado de Lula não vai cair facilmente no colo de Haddad. O jornalista lembra que Haddad, por exemplo, ainda não é tão conhecido pelos eleitores da região Nordeste, onde Lula tem a preferência da população. Beto acredita que a manobra do PT de insistir na candidatura de Lula é de alto risco, sendo boa para Lula, mas nem tanto para o partido.

O jornalista Luzenor de Oliveira pontua que o PT, de fato, transformou Lula em vítima, mas destaca que o ex-presidente não pode ser candidato, por ter sido condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Eleitoral da 4ª Região (TRF-4) a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

Bolsonaro, Marina e Ciro

Beto e Luzenor ainda alisaram os desempenhos dos presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT). Para Luzenor, Bolsonaro se consolidou na liderança da corrida presidencial em um cenário sem Lula e deve disputar o segundo turno.

Já Beto destacou o crescimento de Marina e Ciro na disputa pela segunda vaga no segundo presidencial. A Ciro, Beto atribui o crescimento a boa capacidade de argumentação do pedetista e a promessa de tirar 63 milhões de brasileiros do SPC. Luzenor ressalta ainda a convicção de Ciro nos debates presidenciais e pontua que estas eleições estão sendo lideradas, em um cenário em que o ex-presidente Lula não aparece, por candidatos com pouca estrutura partidária, já que Bolsonaro, Marina e Ciro, contam com poucos partidos em suas chapas, bem diferente de Alckmin (PSDB), que aparece atualmente na quarta posição.

Sobre Marina, Beto lembra que a candidata da Rede foi destaque no último debate presidencial, na RedeTV!, ao confrontar Bolsonaro sobre o salário das mulheres. O jornalista lembra que, com isso, Marina pode ter conquistado a simpatia do eleitorado feminino, que representa 52% dos eleitores brasileiros.

Confira no player abaixo o Bate Papo Político na íntegra! Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida ainda conversaram sobre o índice de desaprovação do governo Temer que chegou a 89,6% e sobre o jeito que os brasileiros estão encontrando para fechar o orçamento do mês – tem gente tirando dinheiro das contas de água e luz para pagar outras dívidas!

BATE PAPO 21.08.2018