Campanha de Vacinação contra o sarampo, para crianças, começa na próxima segunda

A vacina no SUS estará disponível em todos os postos de saúde dos 184 municípios. A meta desta campanha é vacinar, no mínimo, 95% das crianças ainda não vacinadas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontece em duas etapas, a primeira para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, não vacinadas, que já começa na próxima segunda-feira (7) e segue até 25 de outubro. E a segunda etapa para jovens de 20 a 29 anos, que acontecerá em novembro no período de 18 a 30.

De acordo com o Ministério da Saúde, a priorização do grupo das crianças menores de cinco anos, na primeira etapa, deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, considerando os surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

A vacina no SUS estará disponível em todos os postos de saúde dos 184 municípios. A meta desta campanha é vacinar, no mínimo, 95% das crianças ainda não vacinadas.

Casos

Neste ano, até 21 de setembro, foram notificados 152 casos da doença no Ceará. Destes, 111 descartados, cinco confirmados e 36 em investigação. Em 2019, até a semana epidemiológica (SE) 38, 19 estados brasileiros encontram-se com surtos ativos de sarampo.

São eles: São Paulo (4.374), Rio de Janeiro (22), Pernambuco (22), Santa Catarina (12), Paraná (13), Rio Grande do Sul (7), Distrito Federal (3), Goiás (4), Maranhão (4), Rio Grande do Norte (4), Espírito Santo (1), Bahia (1), Sergipe (1), Mato Grosso do Sul (2), Piauí (2), Minas Gerais (22), Ceará (5), Paraíba (5) e Pará (3) totalizando 4.507 casos confirmados de sarampo no Brasil. Foram confirmados quatro óbitos no país, sendo três no estado de São Paulo e um em Pernambuco.

Leia a Anterior

Famílias da área rural tem gasto mensal 45,3% menor que famílias da área urbana, aponta IBGE

Leia a Próxima

Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira