Cartilha chama a atenção para prevenção e cuidados em caso de acidentes com crianças

Cerca de 3,6 mil crianças morrem por ano no Brasil vítimas de algum tipo de trauma e outras 111 mil são hospitalizadas, segundo informa a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait).

A entidade aproveita o Dia das Crianças, comemorado neste sábado (12), para chamar a atenção quanto ao tema e lançar uma cartilha virtual sobre prevenção e cuidados para os casos de trauma mais comuns na infância, como quedas, ferimentos, queimaduras, afogamentos, engasgos e acidentes de trânsito.

O guia “Prevenção de Traumas em Crianças – Você precisa saber evitar”, feito em parceria com o Comitê Brasileiro das Ligas de Trauma (Cobralt), tem onze páginas escritas e ilustradas de forma simples e didática e pode ser baixado gratuitamente no site, na seção Publicações.

Para cada item abordado são dadas dicas de prevenção e instruções de como agir, caso ocorra algum problema. Além disso, a cartilha também explica como fazer a RCP (Reanimação Cardiopulmonar), para casos graves de afogamento, e a Manobra de Heimlich, para os casos em que as crianças se engasgam.

Caso o acidente não possa ser evitado, a criança deve ser encaminhada para a emergência de um hospital para que seja feita uma avaliação visando verificar qual a profundidade dos danos.

*(Com informações da Agência Brasil)

Leia a Anterior

Irmã Dulce se tornará a primeira santa nascida no Brasil

Leia a Próxima

Cobrança de contas de energia com vencimento em um mesmo mês é suspensa até dezembro