Ceará alcança meta de 90% da vacinação contra gripe

O Ceará alcançou a meta de 90% na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Até esta quarta-feira, 2.311.639 pessoas dos grupos prioritários, cerca de 90,18%, se vacinaram. A campanha de vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira.

Todos os postos de saúde dos 184 municípios cearenses estão atendendo a população para realizar a imunização.

Os grupos prioritários para receber vacina são os que tem maior risco de doença mais grave ou maior risco de transmitir para pessoas vulneráveis, segundo dados epidemiológicos, reforça a médica infectologista do Hospital São José, Mariana Moura Fé.

De acordo com o infectologista pediátrico Robério Leite, do Hospital São José, unidade da rede de saúde do Governo do Ceará, a vacina não é capaz de provocar gripe, pois é uma vacina feita por fragmentos do vírus da gripe mortos.

Para reduzir o risco de adquirir ou transmitir o vírus da gripe, além da vacina, devem ser adotadas medidas como: lavar bem as mãos antes de se alimentar, antes de tocar olhos ou boca e ao chegar da rua, evitar aglomerações.

“Quem está tossindo ou espirrando, deve cobrir a boca com lenço ou antebraço, ações conhecidas como etiqueta da tosse, ressalta a médica.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe iniciou no dia 10 de abril. O objetivo é a redução das formas graves e complicações pela Influenza, além da redução da mortalidade pela doença. No Ceará, 157 municípios já alcançaram a meta da cobertura vacinal que é de 90%.

Leia a Anterior

Reforma da Previdência: Maia diz que estados e municípios ficarão de fora mas poderão ser reincluídos se houver acordo

Leia a Próxima

Governador Camilo Santana se reúne com bancada federal do Ceará em Brasília