O Ceará está entre os sete estados premiados no Desafio Criativos da Escola 2019, com o projeto Células Motivadoras. A iniciativa vem da Escola de Ensino Médio Adrião do Vale Nuvens, localizada em Santana do Cariri. Esta é a 5ª edição do Desafio, promovido pelo Instituto Alana, com a participação de 1.443 trabalhos inscritos de todo o Brasil.

O objetivo central da experiência cearense é diagnosticar os alunos mais faltosos com auxílio dos colegas, professores e dos dados do sistema da Secretaria da Educação (Seduc), e a partir disso, intervir na situação do estudante para motivá-lo e evitar o abandono escolar.

Os demais estados agraciados são Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

As alunas Liliane Silva, Maria Alicy e Joana Nuvens, da 2ª série do Ensino Médio, constataram que a questão do abandono, apresentada pelas redes de ensino do Brasil, também existia na escola onde estudavam.

A partir da situação encontrada, as alunas fizeram estudos e pesquisas sobre o tema para entender o que acontecia entre os jovens que deixavam de estudar. Chegaram à conclusão de que a vulnerabilidade social, entre outros aspectos, contribuía para essa saída da escola.

Diante da descoberta, mobilizaram os demais estudantes, organizaram visitas dos professores e gestores às casas de seus colegas, promoveram rodas de conversas e palestras para os que faltavam às aulas. O projeto contou com a orientação do professor Moaci Caitano Freires Júnior.

Um aplicativo foi criado pelos 20 estudantes que aderiram ao projeto. A ferramenta visa contribuir para aproximar os alunos e, conforme o professor Moaci, reúne contatos dos membros das células motivadoras, caso algum jovem queira conversar ou precise de auxílio. Mostra ainda mensagens motivadoras e um espaço para sugestões.

Como resultado do trabalho, cada turma da escola passou a ter uma Célula Motivadora, grupo de apoio feito de jovem para jovem no intuito de incentivar que todos continuem frequentando as aulas.

Desafio Criativos

O Criativos da Escola encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. A iniciativa integra o Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.