Ceará investe em infraestrutura para atrair novas empresas do setor de TIC

O assunto foi destaque no Jornal Alerta Geral desta segunda-feira (27).

A empresa angolana investiu cerca de US$ 300 milhões na construção de um Data Center./ Foto: reprodução

Nos últimos anos, o Governo do Estado do Ceará tem viabilizado infraestrutura e investimentos com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico do setor de Tecnologia da Informação (TIC). No final de 2018, o governador Camilo Santana sancionou a Lei nº 16.727, que criou o Programa hub de Tecnologia da Informação e Comunicação (HTIC), com o intuito de otimizar os recursos de custeio e investimentos em TIC. O assunto foi destaque no Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), desta segunda-feira (27), pelo jornalista, Carlos Alberto Alencar.

O comentarista relata que o Estado também está em processo de migração de todas as suas operações para o ambiente de nuvem, possibilitando uma maior economia nos gastos operacionais e maior agilidade nos processos. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Ceará é um dos três estados brasileiros com melhor conexão banda larga, velocidade e quantidade de fibra ótica instalada.

Investimento

A inauguração do Data Center da multinacional de telecomunicações Angola Cables em abril deste ano foi um outro importante passo dado pelo Ceará rumo ao protagonismo no setor de TIC. A empresa angolana investiu cerca de US$ 300 milhões na construção de um Data Center, na Praia do Futuro, e na instalação dos cabos submarinos Sacs e Monet, que ligam via fibra óptica duas regiões com grande potencial econômico – Américas e África, gerando uma rota alternativa de conectividade com os Estados Unidos e o continente asiático.

Confira a análise completa clicando no player abaixo:

Leia a Anterior

Brasil tem melhor registro de geração de empregos em seis anos, no Ceará foram 2,1 mil novos empregos

Leia a Próxima

Semana Nacional da Conciliação Trabalhista começa nesta segunda-feira (27)