Centro de Fortaleza será palco de mutirão para orientação sobre tireoides

O atendimento ocorrerá neste sábado (18), na Praça General Murilo Borges

A Praça General Murilo Borges, no Centro de Fortaleza, será palco do mutirão gratuito em atenção às doenças da Tireoide, neste sábado (18). O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Ceará (SBEM), com o apoio do Sindicato dos Médicos do Ceará, faz parte da Semana Internacional de Alerta para Doenças da Tireoide, que ocorre entre os dias 18 a 25 de maio.

Durante o mutirão, será disponibilizado atendimento gratuito à população, além de orientação sobre os importantes cuidados com a tireoide. A campanha, promovida internacionalmente, é uma maneira de alertar a população sobre a importância de manter a regularidade nos cuidados com a tireoide e os impactos advindo das doenças relacionadas à glândula.

Sobre a tireoide

A tireoide é uma das mais importantes glândulas do corpo humano, sendo responsável por manter o equilíbrio do metabolismo no organismo. Além das disfunções hormonais (hipotireoidismo e hipertireoidismo), podem surgir nódulos na tireoide. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que, todos os anos, surgem cerca de 10 mil novos casos de câncer de tireoide em homens e mulheres no Brasil.

Segundo o Cirurgião de Cabeça e Pescoço, Dr. Pedro Collares, o Ceará conta com algumas inovações no tratamento de problemas ligados à glândula, como a cirurgia de tireoide sem cicatriz cervical, realizada pela primeira vez no Estado em abril.

A ciência está em constante avanço. Neste mês, realizaremos os primeiros casos de radioablação da tireoide: a técnica consiste em destruir o nódulo por radiofrequência, somente com o calor, sem necessidade de cirurgia, explica o especialista.

Leia a Anterior

Vereador Odécio Carneiro continua internado à espera de alta em São Paulo

Leia a Próxima

Dois homens são presos por extração ilegal de areia em Aquiraz