Jaguaribe, cidade distante 308 quilômetros de Fortaleza, registrou altas temperaturas desde o mês passado. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município registrou máxima de 40,5°C. Outras cidades como Sobral, Iguatu, Quixeramobim e Crateús também apresentaram altas temperaturas.

Da mesma forma em Oeiras, no Piauí, o valor extremo foi o maior do País entre os municípios monitorados pelos órgãos citados acima entre o sábado e o domingo (3). Atrás deles ficaram Ibotirama (BA) e Floriano (PI), ambos com 39,9°C, e Porto Murtinho (MS), que chegou aos 39,5°C.

Assim como no mês de outubro, quando maior parte do Ceará apresentou temperaturas máximas acima da média, a tendência é que o calor siga constante ou maior em todo o território. Conforme dados das normais climatológicas, Crateús e Iguatu são aqueles com maiores médias: 35,7°C. Fortaleza, ainda conforme o histórico, deve passar de 31,2°C para 31,5°C.