Conselho Tutelar: cidades começam a divulgar resultados da eleição deste ano

As cidades começaram a divulgar nesta segunda-feira (7), o resultado das eleições para Conselho Tutelar, que ocorreram neste domingo (6). Neste ano, a eleição ganhou importância devido à polarização dos candidatos. Em muitos locais, o comparecimento às urnas foi maior que o esperado, e houve filas e demora para votar.

Em Fortaleza, 40 novos conselheiros tutelares foram eleitos para atuar na capital a partir do próximo ano. Foram mais de 130 mil votos. Segundo o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica), a votação ocorreu em 55 locais.

Já em Juazeiro do Norte, mais de 13 mil pessoas foram aos locais de votação para escolher os novos conselheiros tutelares. Foram 10 nomes eleitos que assumem em 2020 as vagas divididas para os dois Conselhos Tutelares do Município e serão responsáveis por zelar os direitos das crianças e adolescentes de Juazeiro do Norte. Os conselheiros vão atuas nas escolas, organizações sociais e serviços públicos e podem ser acionados por qualquer cidadão por meio de denúncias anônimas.

A eleição é organizada pelos conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente, e fiscalizada pelo Ministério Público. São 8 Conselhos Tutelares na Capital, com cinco conselheiros, cada. As equipes de trabalho que atuam em cada Conselho são compostas pelos cinco conselheiros, além de assistentes sociais, psicólogas, advogados, educadores sociais, serviços gerais e vigilantes.

 

Leia a Anterior

Segundo turno da reforma da Previdência fica para 22 de outubro

Leia a Próxima

Comércio espera maior alta nas vendas do Dia das Crianças em 6 anos