O deputado federal Danilo Forte (PSDB-CE) anunciou em primeira mão que nessa quarta-feira (12) o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou parecer autorizando o funcionamento de cursos superiores no Campus Jardim Anita da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Itapajé. O economista Maurício Romão foi relator do documento que será encaminhado para homologação do Ministério da Educação.

A unidade será voltada para a formação de professores da Escola Básica e a lista inicial prevê 11 cursos de licenciatura a serem ofertados gradualmente: Biologia, Física, Geografia, História, Letras-Português/Inglês, Matemática, Licenciatura Intercultural Indígena, Pedagogia, Artes Cênicas e Química.

Principal motivador da interiorização do ensino superior no Ceará, Danilo Forte tem buscado agilizar a abertura da unidade. “O Ministério da Educação já autorizou a publicação de editais para a contratação de professores e técnicos, como também para seleção de alunos, mas de acordo com a lei isso só poderá acontecer trinta dias depois das eleições”, afirma o parlamentar que desde 2012 assegura emendas para garantir a construção da parte física dos Campi de Itapajé, Russas, Sobral e Crateús.

A seleção de alunos deverá adotar o sistema de bônus regional na nota do Enem para atender aos estudantes dos municípios da Região Norte do Ceará, entre os quais estão: Amontada, Miraíma, Itapipoca, Itarema, Trairi, Uruburetama, São Luís do Curu, Umirim, Caucaia, General Sampaio, Apuiarés, Pentescoste, Tejuçuoca, Paramoti, Caridade, Canindé, Irauçuba e Itapajé.

 

 

 

Com informação da A.I