As praias do Ceará, Pernambuco e Paraíba estão limpas das manchas óleo, após ações de limpeza da substância realizadas em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A informação foi confirmada pela Marinha do Brasil em nota divulgada na última quinta-feira (31).

Desde o fim de agosto e o início de setembro, manchas de óleo foram encontradas no litoral nordestino e atingiram mais de 20 praias do Ceará, entre elas, pontos turísticos como Canoa Quebrada, Icapuí e Morro Branco. O estado já registrou a morte de 44 tartarugas desde a primeira aparição de manchas.

Além disso, até o dia 26 de outubro, haviam sido retiradas quatro toneladas de óleo das praias cearenses, de acordo com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). De acordo com a Marinha, já participaram das operações de limpeza mais de 3 mil militares, 26 navios e seis helicópteros.

Origem das manchas

Em operação da Polícia Federal, as análises das manchas de óleo realizadas pela Marinha constataram que o material é originário de campos petrolíferos da Venezuela, transportados por um navio tanque grego.