O deputado estadual Delegado Cavalcante (PSL) assumiu a Presidência da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa criada para acompanhar e debater projetos de segurança pública para o Município de Maracanaú. A Frente terá, como vice-presidente, o deputado estadual Júlio César Costa Filho (PPS), líder do Governo na Assembleia Legislativa. O centro do debate é a implantação do Projeto Piloto de Segurança, denominado Plano Nacional de Enfrentamento aos Crimes Violentos.

A Frente Parlamentar, conforme publicação no Diário Oficial do Estado, será composta, além de Cavalcante e Júlio, pelos deputados Luiz Henrique (PP), Guilherme Landim (PDT),  Walter Cavalcante (MDB), Elmano Freitas (PT), Soldado Noélio (PROS) e Fernanda Pessoa (PSDB).

Desenvolvido pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, o projeto de combate aos crimes violentos contemplaria cidades brasileiras com altos índices de criminalidade. Os investimentos, nessa área, em todo o Brasil, serão de R$ 200 milhões.

Maracanaú entraria como único município do Ceará, mas, segundo o Secretário de Segurança Público do Ministério da Justiça, General Guilherme Theophilo, o Governo do Estado não demonstrou interesse pelo projeto e os investimentos, da ordem de R$ 25 milhões, foram redirecionados para a cidade de Paulista, na Região Metropolitana de Recife.