Democratização do acesso ao cinema no Brasil” é o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Estudantes de todo Brasil estão concentrados em mais de 1.727 municípios também prestando, neste domingo, 3, provas de linguagens e ciências humanas. Uma das mais importantes notas, a redação não pode ser zerada pelo candidato, sob risco de eliminação de concursos e seleções em faculdades tanto particulares como públicas.

Os portões dos locais de prova fecharam pontualmente às 13h nos locais de prova do Enem em todo o Ceará. Os estudantes começaram a fazer as provas às 13h30 e têm até 19h para concluir os exames. Muitos candidatos chegaram cedo neste domingo (3) para evitar transtornos. Alguns voluntários ofereceram abraços e orações antes das provas.

A redação deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvida a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. Redações com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do Caderno de Questões.