O Dia do Assistente Social, será celebrado nesta sexta-feira (17), em sessão solene, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. A solenidade foi proposta pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB).

O parlamentar diz que a homenagem é um reconhecimento ao profissional pelo trabalho realizado. Carlos Felipe ressalta que o assistente social é uma das categorias responsáveis pelo diálogo direto com a sociedade, por meio da prestação de serviços, que buscam garantir a efetivação dos direitos da sociedade.

O profissional realiza estudos e pesquisas para avaliar a realidade social, além de produzir parecer social e propor medidas e políticas sociais; planeja, elabora e executa planos, programas e projetos sociais; presta assessoria e consultoria às instituições públicas e privadas e também aos movimentos sociais.

Também orienta indivíduos e grupos, auxiliando na identificação de recursos e proporcionando o acesso aos direitos sociais; realiza estudos socioeconômicos com indivíduos e grupos para fins de acesso a benefícios e serviços sociais e atua no magistério de Serviço Social e na direção de unidades de ensino e centros de estudos.