Comissão Especial (Foto: Reprodução)

A reforma da Previdência volta a ser pauta em foco na Câmara dos Deputados. A Comissão Especial retoma as discussões sobre o parecer do relator Samuel Moreira (PSDB-SP) nesta terça-feira (25). A lista ainda conta com 78 parlamentares inscritos para falarem sobre a proposta.

Presidida pelo deputado Marcelo Ramos (PL-AM), a Comissão Especial acredita que os debates se encerrem hoje e assim a votação sobre o parecer possa ocorrer até quinta-feira (27). O tema foi destaque no Bate-Papo político desta terça-feira (25) do Jornal Alerta Geral (Expresso FM 104.3 + 26 emissoras no interior + Redes Sociais).

O jornalista Beto Almeida comentou a expectativa do bancada governista de que a proposta seja em breve votada e já encaminhada ao plenário. Para ele, as festividades devem atrapalhar a tramitação da reforma:

Tem aí São João e São Pedro nesta semana, o que pode atrapalhar os planos do presidente da Câmara rodrigo maia e do próprio presidente Jair Bolsonaro. A expectativa é de aprovar o relatório até quinta-feria, mas 29 ainda é são pedro, então ainda tem político dançando e pulando aqui pela região nordeste.

Em contrapartida, o jornalista Luzenor de Oliveira afirma que “não se justifica a ausência dos deputados por conta das festividades deste mês de junho”. O presidente da Câmara Rodrigo Maia espera que a votação da reforma da Previdência no plenário ocorra na primeira ou segunda semana de julho. Beto afirma que “é muito difícil encontrar quórum” e pontua que Maia precisa correr contra o tempo:

Nós temos o recesso que começa no dia 17, esses deputados trabalham até o dia 17 de julho. O presidente da Câmara tem o compromisso de aprovar a reforma antes do recesso. O que tem aí é a expectativa de que o período do primeiro semestre se encerre na câmara dos deputados aniquilando, ou seja, acabando com essa discussão porque inclusive existem outras matérias tão importantes quanto a previdência.