Rosa Morena, Eudismar Mendes e Manuel Casqueiro participam de evento no Instituto Chico Mota nesta sexta

Quem nunca teve curiosidade em perguntar a um escritor ou escritora como é o seu dia-a-dia no mundo das letras? Como publicar um livro? Estas e outras curiosidades serão satisfeitas no Encontro com Escritores que acontece nesta sexta-feira (26),  às 15h, no Instituto Chico Mota. O encontro é aberto ao público e gratuito, receberá as escritoras cearenses Eudismar Mendes, Rosa Morena e o escritor africano Manuel Casqueiro.

A programação também terá o lançamento do livro de poemas “No Voar do Tempo”, de Maria Vandi da Silva Teixeira, participante das atividades do Instituto Chico Mota.

Foto: reprodução

A atividade faz parte do Projeto Nunca é Tarde, realizado pela instituição para formação de leitores na terceira idade.

Rosa Morena/Foto: reprodução

Sobre os participantes

  •  Rosa Morena

Natural de Itapipoca (CE), formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Em 2013, lançou o livro Poemas em Cinco Faces. Em 2014, foi premiada no Edital PAIC Prosa e Poesia com o livro Jaci, a Filha da Lua. Em 2015, lança o livro Movimentos Intransitivo e, no mesmo ano, recebe menção honrosa no Prêmio Estadual Ideal Clube com o poema Por Sua Culpa, Por Sua Imensa Culpa. Em 2016, teve o poema Nostalgia selecionado no Concurso de Poemas no Ônibus e no Trem, na cidade de Porto Alegre-RS. No ano seguinte, sua poesia Ocaso foi selecionada no Prêmio SESC de Poesias Carlos Drummond de Andrade – Edição 2016. Ainda em 2017 recebe menção honrosa no concurso da Associação Cearense de Escritores (ACE) com o poema Distância e o 2º lugar no I Prêmio Literário Patativa do Assaré na 2ª Festa Literária da Faculdade 7 de setembro (FLI7) com o poema Estranhamento. Em 2018, foi premiada com o prêmio Mais Paic, com o livro, Pedro, o Menino do Mar e foi destaque no XX Prêmio de Literatura do Ideal Clube, Prêmio José Telles com o poema Tessitura Poética.

  • Eudismar Mendes

Nasceu em Catuana, Caucaia(CE), em 11 de janeiro de 1939. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Professora aposentada. Poetisa, contista e cronista. Livros publicados: Sangue sobre o Asfalto (contos), Máscaras da Face (contos), Avó de Cães Mestiços — obra contemplada com o Prêmio Milton Dias de Crônica do I Edital Prêmio de Literatura para Autores Cearenses da Secretaria da Cultura do Ceará em 2010 – Cochita e Outras Memórias, O Fantástico Voo do Pássaro Pintor e Fez-se Dezembro em Nós, este compartilhado. Premiação em Concursos: XIII Prêmio Estadual Ideal Clube de Literatura – Prêmio Rachel de Queiroz – Conto 2010; Prêmio de Literatura Unifor 2009 – Crônicas; Concurso Literário Eduardo Campos de Contos e Crônicas: Associação Cearense dos Escritores- 2008; figuração no filme: A Ilha da Morte: 2005 Bucanero Arte Cinema e Vídeo. Pertence à Associação Cearense dos Escritores; Criação Literária- Encontro com a Palavra: SESC; Abraço Literário: SESC.

  • Manuel Casqueiro 

É africano. Nasceu no bairro “Chão de Papel”, em Bissau, capital da ex-colônia portuguesa da Guiné, agora República da Guiné-Bissau.  Cursou o Ensino Fundamental e Médio no Liceu Honório Barreto, hoje Liceu Kwame N´Krumah. Fez parte do Movimento Estudantil do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde). É formado em Ciências Políticas e Administrativas pela Universidade de Luanda. Foi Instrutor militar e combatente das Forças Populares Revolucionárias de Angola até dois anos após a Independência. É membro do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA). Trabalhou como Conselheiro Técnico no Ministério da Planificação e Coordenação Econômica da República Popular de Angola (A partir de 1991, República de Angola).  Por questões político-ideológicas exilou-se no Brasil. Publicou os livros “Muzungu Pululu – Homem Branco Transparente”, “A Lança de Nzambi” e, lançará em breve “Os Kandengues da Cochinchina”, igualmente pela editora nacional  Armazém da Cultura. Tem participações em revistas eletrônicas e em coletâneas de contos.

Sobre o Instituto Chico Mota

O Instituto Chico Mota, em atividade desde 2013, trabalha com inclusão cultural para a terceira idade, oferecendo diversas atividades  gratuitas para o constante desenvolvimento pessoal do público idoso.

Serviço

Encontro com o Escritor

Instituto Chico Mota

Dia: 26 de abril

Horário: 15h

Endereço: Rua: Desembargador João Firmino, 66 -Montese

Aberto ao público
Gratuito

Maiores informações: (85) 3393-4036

http://institutochicomota.org.br/

Leia a Anterior

Bom exemplo: mobilização une entidades que querem limpar margens do Rio Trici, em Tauá

Leia a Próxima

Beto Almeida analisa os ‘jabutis’ que caíram da árvore da Reforma da Previdência