Enem 2019: veja dicas de como fazer uma boa prova de redação

A prova da redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2019 é considerada por muitos candidatos uma das partes mais importantes de toda a avaliação. Isto porque há a possibilidade de tirar 1000, a nota máxima, que acaba alavancando o resultado final do aluno. No Enem 2018, cinco pessoas do Ceará alcançaram este feito, tornando o Estado o 3º  com mais pontuações máximas do Brasil. Ao todo 55 estudantes tiraram 1000 na edição passada.

O gênero textual em que texto deve ser escrito é o dissertativo-argumentativa em prosa, ou seja, uma redação que exponha um ponto sobre temas cotidianos, defenda uma tese por meio da argumentação e termine com uma conclusão, chamada de proposta de intervenção, parte em que são sugeridas ações.

Conforme o Manual de Redação do Enem, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais,  a prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade.

Leia a Anterior

Semáforos apresentam defeitos e prejudicam motoristas na manhã desta segunda-feira

Leia a Próxima

Canonização de Irmã Dulce cria novo roteiro de fé e orações no Nordeste