Foto: reprodução.

Os estudantes cearenses obtiveram participação de destaque na 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao todo, foram 1.168 premiações recebidas por alunos dos ensinos fundamental e médio, sendo cinco de ouro, 24 de prata, 83 de bronze e 1.056 Menções Honrosas.

Ariane Kevinny Muniz Ribeiro foi uma das medalhistas de ouro da competição. Hoje estudante de Ciências da Computação na Universidade Federal do Cariri (UFCA), a jovem foi aluna da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Otília Correia Saraiva, em Barbalha, onde fez curso técnico em Redes de Computadores. A premiação na OBMEP, segundo conta, foi resultado de esforço e da persistência que teve, com o apoio determinante dos professores.

“Sempre tive muita facilidade em compreender os conteúdos, mas considero que a ferramenta de estudo mais válida para mim é a resolução de exercícios. Porque assim acabamos criando um banco de dados e uma linha de raciocínio que serve para diversas coisas. Muito mais do que decorar fórmulas, é necessário entendê-las. Além disso, tive professores de matemática que me incentivaram a ter curiosidade pelo mundo do raciocínio lógico”, aponta.

Como mensagem para os colegas que também estão em busca de melhores resultados, Ariane considera que o “ser humano é a espécie com maior capacidade de sobrevivência na Terra”, sendo este um indicativo do grande potencial de superação e de aprendizagem que cada um tem. “Pra mim, ser de uma escola pública do interior e de qualidade é um privilégio imenso. Nós podemos fazer qualquer coisa, sem exceção, se esse for o nosso desejo”, conclui.

Projeto nacional

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.

A cerimônia de entrega das medalhas de ouro foi realizada em Salvador-BA, no dia 8 deste mês, enquanto as demais honrarias serão conferidas em solenidades futuras, a serem agendadas pela organização da OBMEP.

Premiações

Medalhas de Ouro:

Nível 1 (6º e 7º ano EF): 01

Arthur Diniz Cabral – Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó

Nível 2 (8º e 9º ano EF): 01

Lourival Alves Nogueira – EEFM Marcelino Champagnat

Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 03

Daniel Soares Azevedo – EEFM Dona Marieta Cals

Francisco Anderson Silva Vieira – EEFM Alfredo Nunes de Melo

Ariane Kevinny Muniz Ribeiro – EEEP Otília Correia Saraiva

Total Ouro: 05

Medalhas de Prata:

Nível 1 (6º e 7º ano EF): 04

Nível 2 (8º e 9º ano EF): 00

Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 20

Total Prata: 24

Medalhas de Bronze:

Nível 1 (6º e 7º ano EF): 08

Nível 2 (8º e 9º ano EF): 08

Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 67

Total Bronze: 83

Mensões Honrosas:

Nível 1 (6º e 7º ano EF): 28

Nível 2 (8º e 9º ano EF): 65

Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 963

Total Mensão Honrosa: 1056