Cortes na educação: protestos são encerrados com convocação para greve geral em Fortaleza

Manifestantes colocaram cadeiras no meio da avenida para impedir o trânsito de veículos.

Estudantes fecharam a Avenida da Universidade, em Fortaleza, durante manifestação em defesa da educação / Foto: Reprodução

Após reunirem milhares de pessoas em ato nesta quarta-feira (15) representantes estudantis, sindicalistas e diretores de entidades sociais convocaram os manifestantes para uma greve geral, marcada para o próximo dia 14 de junho, além de nova paralisação no dia 30 deste mês.

O protesto começou por volta das 5h, com a participação de alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e outras instituições de ensino. Os participantes seguram faixas e cartazes com mensagens contra os bloqueios de verbas destinadas às instituições. “Não fechem nossa universidade”, citava um dos cartazes.

Por conta da manifestação, a Avenida da Universidade ficou bloqueada no treco próximo à Avenida 13 de Maio. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) foram enviados para orientar o trânsito no local.

Veículos que tentaram passar pelo local precisaram pegar vias alternativas. Os condutores que normalmente seguem pela Avenida da Universidade em direção ao Centro de Fortaleza precisam entrar à esquerda na Avenida 13 de Maio e seguir pela Avenida Carapinima.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) informou que os veículos do transporte público tiveram o itinerário alterado por conta do protesto. Um total de 24 linhas de ônibus de Fortaleza e outros 13 do transporte metropolitano passam pela avenida.

Acompanhe fotos e vídeo das manifestações no Ceará: 

Estudantes fazem ato na Praça da Bandeira no Centro de Fortaleza

Manifestação em Fortaleza (Rua Senador Pompeu)

Foto: Ana Luiza

Manifestação em Juazeiro do Norte

Manifestação em Russas

Leia a Anterior

Previsão indica nebulosidade variável com chuvas isoladas até esta quarta

Leia a Próxima

Leão entra em campo nesta quinta para tentar repetir vitória diante do Athetico-PR