Novo Corredor Religioso de Canindé dará mais conforto e mobilidade aos romeiros

Com a conclusão da obra do Corredor Religioso, entregue à população nessa quinta-feira (3), durante a última novena da festa, os romeiros tiveram mais mobilidades em sua peregrinação.

Milhares de romeiros advindos dos mais variados estados brasileiros foram a Canindé para a festa do santo padroeiro do município, São Francisco. Em sua maioria trajados com o hábito marrom e um cordão branco com três nós, assim como se vestia o religioso, eles peregrinavam a todo momento entre os espaços de apoio aos romeiros e os templos de oração.

Com a conclusão da obra do Corredor Religioso, entregue à população nessa quinta-feira (3), durante a última novena da festa, os romeiros tiveram mais mobilidades em sua peregrinação. A obra foi realizada pelo Governo do Ceará em parceria com a Prefeitura de Canindé.

A obra foi um compromisso firmado pelo governador Camilo Santana durante os festejos de 2017. O chefe do Executivo estadual retornou ao município para acompanhar a novena final e entregar à população o espaço revitalizado ao lado da prefeita Rozário Ximenes. Camilo, que foi em procissão da Basílica de São Francisco à Praça dos Romeiros, comunicou que o Estado vai continuar investindo em ações estruturais na cidade para fortalecer a vocação local.

“Hoje, estamos inaugurando esse Corredor Religioso em Canindé para receber melhor todos os visitantes e fiéis de São Francisco. Da mesma forma que vocês tiveram a oportunidade de percorrer um novo caminho com mais qualidade, todo intertravado, as calçadas padronizadas, eu quero aqui anunciar que já estamos com o projeto e vamos fazer toda a recuperação e a nova infraestrutura do entorno da estátua de São Francisco, aqui em Canindé”, destacou o governador, que anunciou ainda que no próximo mês de dezembro vai inaugurar a policlínica do município.

A intervenção foi responsável pela requalificação da Via Processional, que liga a Avenida Francisco Campos à Igreja Cristo Redentor; pela abertura da Via Iluminada, interligando o Convento Franciscano à Praça da Basílica; e a reforma da Praça Matriz da cidade, onde está situada a Basílica. O investimento nas obras foi de R$ 2.633.175,53 e vai propiciar maior atratividade e comodidade para o turismo religioso e melhor infraestrutura e qualificação do ambiente urbano do município.

Mesmo tendo como objetivo principal a fé, a festa de São Francisco em Canindé movimenta também outras frentes com os cerca de 400 mil turistas que passam pela cidade no período. De produtos religiosos a roupas, calçados, adereços e alimentos. Tudo pode ser visto em barracas lojas espalhadas pela cidade.

A Festa de São Francisco acontece desde o dia 24 de setembro último e se encerra nesta sexta-feira (4), com uma missa na Basílica. O Santuário de São Francisco recebe, em média, 400 mil fiéis nesse período do ano. Os festejos deste ano têm como temática central desse ano aponta para a temática “Façam o bem: sejam meus imitadores como sou do Senhor”. Canindé é considerada a “Meca Nordestina” por receber milhares de romeiros que buscam conseguir vitórias através da fé e devoção a São Francisco.

*(Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará Casa Civil)

Leia a Anterior

Limite de gastos para campanhas nas eleições municipais vira lei

Leia a Próxima

Noiva de Lucas Lucco perde bebê após dez semanas de gestação